segunda-feira, outubro 20, 2008

Pergunta de perguntar a propósito da eleições açoreanas

Se bem fiz as contas (acho que sim), para eleger um deputado no Corvo são necessários apenas 171 cidadãos eleitores, enquanto em S. Miguel esse número será de 5.395. Para não pensarem que tenho algo contra os, certamente simpáticos, habitantes da pequena ilha açoreana, direi já que estou de acordo com o facto de todas as ilhas estarem representadas no parlamento regional, mas, segundo me parece e aprendi, é exactamente para estes casos que serve uma segunda câmara, tal como nos USA acontece com o Senado para o qual cada Estado elege o mesmo número de representantes. Não seria bem mais interessante – e, já agora, justo -, no caso açoreano, eleger um menor número de deputados através de um círculo único (57 deputados para menos de 200 000 eleitores parecem-me um enorme exagero) e criar uma segunda câmara com representantes em número igual (por exemplo, dois) de cada uma das ilhas?

Sem comentários: