sexta-feira, outubro 17, 2008

História(s) da Música Popular (103)

Gene Pitney - "The Man Who Shot Liberty Valance" (Bacharach-David)

"The Man Who Shot Liberty Valance" - John Ford (1962)
Bacharach & David (VI)
Não foi o maior sucesso de Bacharach e David para Gene Pitney (esse terá sido “Only Love Can Break A Heart”), mas aquele que tem mais histórias para contar, já que partilha o título com um dos mais famosos filmes de John Ford – com um elenco de luxo onde pontificam John Wayne, James Stewart e Lee Marvin – sem nunca, nem mesmo em lenda, ter feito parte da respectiva banda sonora. Falo, claro, sobre “The Man Who Shot Liberty Valance” - que nem é dos meus filmes favoritos de Ford - onde a realidade, por nua e crua, se mostra incapaz de destronar a lenda. Claro que teria de ser mesmo assim, pois de realidade não se fazem as lendas e constróem os mitos, mas, confesso, há no filme um certo excesso de tom pequeno-burguês anti-política e anti-políticos (ao estilo, “estão a ver como são todos uns oportunistas”?), de humanismo lamecha que longe de me comover se torna tão reaccionário que acaba por me irritar. Tão lamecha como a voz “plangente” de Pitney, que por lá não é ouvida. Mas como a maioria dos meus amigos cinéfilos gostam do filme, admito o defeito possa ser meu. Adiante!

Mas bom, e isso nem sequer é lenda embora ajude a construir o mito, este foi o primeiro de uma série de êxitos (a string of hits... diriam nos USA) que Bacharach e David compuseram para Gene Pitney (1940-2006, também ele autor de êxitos como He’s a Rebel, das Crystals, e “Hello Mary Lou”, do “teenage idol” Ricky Nelson), dizendo, desde já, que o meu favorito é “24 Hours From Tulsa”, embora, acima de todos, prefira “Something’s Gotten Hold Of My Heart”, de uma outra dupla, Greenaway-Cook.

Mas hoje o que interessa é mesmo “The Man Who Shot Liberty Valance” (acho que o vi pela primeira vez no Império) e por isso fica por aqui uma sessão dupla, como nos cinemas de reprise da minha infância, com o tema de Bacharach e David para Gene Pitney e o trailer do filme de Ford.

Sem comentários: