domingo, agosto 03, 2008

Summer Songs (2)

Dick Dale & his Del-Tones - "Misirlou"
Se muita gente identifica surf music com os Beach Boys, é natural: foram eles que a retiraram da condição de música de bandas de garagem dos hot spots surfistas californianos e a deram a conhecer ao mundo sob outras formas, de harmonias vocais, mais susceptíveis de adesão pelas “massas”. Mas, originalmente e na sua forma, digamos assim, mais “pura”, a surf music é bem outra “coisa”, constituindo-se num dos sub-géneros que integra o rock instrumental. E ponto final num assunto que já foi suficientemente desenvolvido na capítulo do “História(s) da Música Popular” que lhe foi dedicado. Mas, se nesse capítulo Dick Dale (The King of Surf Guitar) & his Del-tones ocupam o lugar cimeiro, “Misirlou” assume o papel de verdadeiro hino do género. Originalmente, a canção (sim, era cantada e tinha uma letra) nasceu para os lados do Médio-Oriente, em 1927, interpretada por um tal Michalis Patrinos. Não se conhece o seu compositor, mas sabe-se que a sua primeira versão instrumental de deve a um tal Nick Roubanis, americano de origem grega, como o nome indica, e músico de jazz. Parece que o tema lá andou mais ou menos circunscrito ao circuito dos emigrantes dessa zona do globo nos USA, até que Dick Dale, ele próprio filho de emigrantes libaneses, lhe pegou e deu a forma que hoje conhecemos, fazendo do tema o verdadeiro "ex-libris" da surf music. De tal forma que até os Beach Boys se sentiram no dever de a gravar e incluir no álbum “Surfin’ USA. Digamos que a versão é aceitável... sem mais.

Como curiosidade, diga-se que para além de incluir a banda sonora de “Pulp Fiction” (o que muitos saberão), o tema andou por aí na SIC, este Inverno e Primavera, como música de fundo de um "vídeo-clip" promocional do programa “Expresso da Meia-Noite”.

Como “brinde” o vídeo inclui ainda um excerto de “The Victor”, outro dos meus temas favoritos de Dick Dale. Um verdadeiro “dois em um” deste “Summer Songs”!

Sem comentários: