segunda-feira, agosto 11, 2008

História(s) da Música Popular (97) - Isaac Hayes (20 de Agosto de 1942 - 10 de Agosto de 2008)

Isaac Hayes - "Walk On By"
Para que não restem dúvidas numa terra em que o sentido crítico se perdeu (principalmente quando alguém morre), não considero Isaac Hayes um nome incontornável da música negra americana (muito menos o “rei” de coisa nenhuma), mas apenas alguém que nela ocupou uma posição com algum relevo e o fez com todo o merecimento. Mais ainda, toda a gente irá falar de “Shaft”, mas eu limito-me a falar de dois temas que, quanto a mim, marcam um álbum-chave na sua carreira (“Hot Buttered Soul”) e ambos de nomes importantes da música branca: “Walk On By”, de Burt Bacharach e Hal David que aqui estarão lá mais para Setembro incluídos no capítulo de “História(s) da Música Popular” que lhes será dedicado e Jim Webb, autor de um tema um pouco gongórico, tal como as versões de Hayes de “Walk on By” e “By The Time I Get To Phoenix” - no fio da navalha de algum pretenciosismo e a piscar o olho ao que poderíamos chamar de “soul sinfónico” - interpretado pelo actor Richard Harris mas pelo qual sempre nutri algum fascínio: “McArthur Park”. Para além desse álbum-chave na sua carreira e marcante na vida da Stax Records, Hayes foi também co-autor de alguns temas (“Hold On, I’m Comin”, por exemplo) de Sam & Dave, nomes de peso da Atlantic Records. Fica aqui a sua, mais do que interpretação, recreação de “Walk On By”, realmente única e, para mim, o que de melhor fez na sua carreira, apesar das reservas apontadas. Ele, só por si, justifica uma referência a Isaac Hayes, que agora desaparece.

2 comentários:

gin-tonic disse...

Talvez eu nunca tenha ouvido bem Isaac Hayes e muito pouco me tenha ficado. Mas o mesmo não digo de Richard Harris que tem um LP, "Slides", que nunca encontrei em CD - hélas!- e considero fascinante. Com duas canções a que tiro sempre o chapéu: "November Song" e a que dá o nome ao álbum: "This is the Grand Canyon, in the great State of Arizona. See there a magnificent blend of all the colours of the rainblow"...

JC disse...

O único CD que tenho de Richard Harris, todo ele com temas de Jimmy Webb, chama-se "A Tramp Shining". Não tem nenhum dos temas que refere, mas tem o tal "Mac Arthur Park" e "Paper Chase" outro dos temas mais conhecido de Harris. Posso mandar o ficheiro de um ou outro tema, by request. É só pedir.