sexta-feira, junho 03, 2011

Uma justiça nojenta e um poder político cobarde

Decretar prisão preventiva para dois adolescentes envolvidos numa cena de murro e pontapé alegando "alarme social" e condenar a 20 meses de pena suspensa por homicídio por negligência grosseira o polícia envolvido na morte de Mc Snake não são mais do que duas faces da mesma moeda: uma justiça que desistiu de agir como tal e se limita a ceder aos impulsos securitários e populistas de momento que vêm numa briga de adolescentes, mesmo que mais violenta do que o habitual, um enorme perigo para a segurança dos cidadãos e, simultâneamente, aceitam e até incentivam os agentes da autoridade a disparem primeiro e perguntarem depois a qualquer cidadão que desobedeça a uma operação "stop". São sintomas de uma sociedade doente, o "ovo da serpente" do autoritarismo que assim aceita a perversão de princípios fundamentais dos direitos, liberdades e garantias e do Estado de Direito Democrático. Tudo isto perante o silêncio cúmplice do poder político, sempre mais interessado em não perder votos do que em definir padrões de comportamento, fazer pedagogia democrática ou em lutar contra o domínio das corporações. Um nojo!

Nota: acabei de ler que "o juiz-presidente do tribunal votou vencido, pois tinha pedido a absolvição do arguido". Comentários para quê?

9 comentários:

Miguel Sousa disse...

Tem razão. Mas se a sua filha tivesse sido aquela que foi pontapeada, e um dos pontapés no pescoço a tivesse posto de cadeira de rodas, você teria escrito *EXACTAMENTE* o contrário. E igualmente, se a sua filha tivesse atravessado a estada e sido atropelada pelo Mc Snake em fuga, você teria escrito *EXACTAMENTE* contrário. Vai-me dizer que não ? Não acredito. O McSnake NUNCA devia ter fugido, e as adolescentes NUNCA deviam ter batido na outra. Ao fazê-lo, já mostram a sociedade podre na base, a falta de respeito pelos outros e pelas instituições. Não culpe só o poder, e as corporações, que não são mais do que o reflexo do que se passa na sociedade em geral. Podre sim, mas de cima abaixo.

JC disse...

Tem razão numa coisa: Mc Snake nunca devia ter fugido e os adolescentes nunca deviam ter batido na outra. Mas isso não significa que Mc Snake fosse abatido a tiro pela polícia e os adolescentes tenham ficado em prisão preventiva. Uma polícia mais profissional e responsável teria conseguido deter Mc Snake e levá-lo a tribunal competente e os jovens deviam aguardar julgamento em liberdade, c/ pulseira electrónica ou apresentação às autoridades. Aliás, neste caso penso que num futuro julgamento uma pena de trabalho em favor da comunidade seria bem mais pedagógica do que qualque eventual pena de prisão. E como deve calcular, não entro nesse tipo de argumentação sobre se fosse um filho ou filha meus a sofrer as consequências. As leis do direito são gerais e abstractas (caso contrário voltaríamos à Idade média) e é de Justiça, Direito e Democracia que estamos aqui a falar.
Cumprimentos

Karocha disse...

E porque é que o Mc Snake fugiu?
Pergunta de loira...

JC disse...

Não faço ideia nem tal é relevante. Fugiu e deveria ser levado à Justiça por desobediência á autoridade, conducão perigosa e etc.

JC disse...

Aliás, Karocha, ninguém saberá: antes que ele pudesse explicar deram-lhe um tiro e mataram-no.

Anónimo disse...

Não se perdeu nada...~ Justiça funcionou bem.

Anónimo disse...

De acordo com este último anónimo. e sou "anónimo" para não levar um tiro...

Anónimo disse...

O 3º anónimo tem pena dos 2 anónimos anteriores.
Perdeu-se um:
1.ser humano
2.pai
3.jovem
4.músico
5.criativo
6.combatente
7.inspiração para o seu meio

Anónimo ou não, se tiveres "cara de estrangeiro", nunca estás seguro que não levas um tiro.

ass. Bruno Fonseca

Anónimo disse...

O MC fugio por alguma razão, possivelmente crimes mais graves.
Acho que a justiça neste caso funcionou muito bem.
Ja não se respeita a Autoridade, se houvesse mais poder haveria com certeza mais respeito.
Pois se os Ladõres, violadores, traficantes e demais criminosos soubessem que tinhamos carta branca para matar pensariam mmuito antes de cometer delitos o k faria de nós um pais melhor.
P.S. e acabar com subsidios para que não nasceu ca, nem quer trabalhar.A crise assim acabaria.