quarta-feira, junho 01, 2011

"The Secret Flight Of Rudolf Hess (1/5)


Aproveitando a oportunidade da exibição do filme "The King's Speech", para além de ter tecido algumas considerações sobre o respectivo enquadramento histórico e assinalando algumas incorrecções no "script", aproveitei para exibir aqui no "Gato Maltês" algumas séries documentais sobre a personalidade e actuação de membros relevantes da família real britânica, mormente sobre o reis George VI (Bertie) e Edward VIII (David). Juntei-lhes também a excelente série dramática de Stephen Poliakoff "The Lost Prince", centrada da figura e curta vida do príncipe John (Johnnie), irmão de David e Bertie (também de Henry, mas esse não vem à história), que sofria de epilepsia e autismo. Tudo isto no sentido de facilitar a leitura do filme, corrigir alguns dos seus erros históricos e tentar fornecer algumas pistas para a compreensão da primeira metade do século XX no Reino Unido.

Mas, francamente, faltava-me alguma coisa sobre uma das figuras mais controversas da família real, George, Duke of Kent, irmão de David, Bertie, Henry e Johnnie e tio de Elizabeth II. Vasculhei no You Tube e, para além de algum material desinteressante, nada. Finalmente resolvi procurar por outra via, Rudolf Hess, pois um dos episódios mais sombrios e pior explicados da WWII está a ele, Hess, ao Duke of Kent e a outros membros da aristocracia partidários da chamada política de "appeasement", entre eles o Duke of Hamilton, bastante ligado. 

George, aliás também retratado, enquanto criança, na série de Poliakoff, era alguém bastante controverso. O mais "bem parecido" dos irmãos, era casado com a princesa Marina da Grécia, o que não o impediu de ter tido, ao longo da vida e como era habitual, várias amantes. Ao que dizem, também vários amantes e uma dependência acentuada de cocaína e morfina. Bom, para além disso era, como disse, um conhecido entusiasta da política de "appeasement" e é exactamente por esse motivo que está ligado ao misterioso "voo" de Rudolf Hess, um dos fiéis de Hitler e dos mais altos dignitários do regime nazi.

Fica aqui a série documental sobre o caso, acrescentando ainda que George, oficial da Royal Air Force, morreu a 25 de Agosto de 1942, quando o avião da RAF em que seguia se despenhou na Escócia. 

Sem comentários: