terça-feira, junho 14, 2011

"One hit wonder" à portuguesa


Adiafa - "As Meninas da Ribeira do Sado"

Os chamados "one hit wonders" constituem, por si sós, uma categoria na música popular e tiveram até direito a um bom e divertido filme em que eram tema: "That Thing You Do", de Tom Hanks (1996). Aqui, no "Gato Maltês", tenho-lhe dedicado algum espaço, principalmente nos tempos de Agosto com o qual casam bem, já que são normalmente músicas despreocupadas, despretensiosas, quiçá mesmo um pouco frívolas, que entram e ficam no ouvido.

Para quem não sabe, os chamados "one hit wonders" são intérpretes, mais frequentemente grupos, que vindos do nada conseguem um tema de grande êxito e por aí se ficam, voltando rapidamente para o esquecimento de onde tinham episodicamente saído. Penso que, fundamentalmente, o fenómeno está ligado à massificação do mercado no pós-guerra, com a chegado dos "baby boomers" à adolescência e o surgimento dos "singles" de 7'' que, após a ruptura cultural surgida com o "rock n' roll", dominaram esse mesmo mercado da música popular nos anos 50 e quase até ao final da década prodigiosa de 60 do século passado, quando os LP começaram a impor a sua lei. Se formos ver, apesar da influência da chamada "British Invasion" na História do "pop/rock", o fenómeno é especialmente importante nos USA, pois tratava-se, simultâneamente, de um enorme mercado e de um país de economia liberal onde, nessa época e no que diz respeito ao "rock n' roll", a influência de editoras independentes e rádios de expressão regional era considerável.

E em Portugal? Bom, o mercado discográfico, num país quase sem classe média e onde a televisão nascente era o "meio" em ascensão, era exíguo e o movimento "Yé-Yé", designação dada por influência da cultura francófona, de pouca qualidade e defrontando, num país governado por uma ditadura conservadora, inúmeras dificuldades. Dominava o fado e a música ligeira do chamado "Centro de Preparação de Artistas da Rádio", ligado à Emissora Nacional, sendo o mercado musical mais constituído pelos "Serões para Trabalhadores" da FNAT e pelas aparições no "teatro de revista" do que pelo mercado discográfico onde os singles de 7'' davam lugar aos EPs, de preço mais elevado e que permitiam maiores margens.

Não admira, portanto, que, por muito que me esforce, não encontre por essa época um bom exemplo de um "one hit wonder" aqui no rectângulo. Para o ir buscar, tenho de percorrer uns decénios e chegar à última década do século XX ou a primeira do século XXI. Devo dizer, em primeiro lugar, que pensei naquele que foi o grande êxito do Verão de 1995, o célebre "Bicho" de Iran Costa (seis discos de platina). Sem dúvida um bom exemplo, mas Iran Costa é brasileiro, o tema pode ser integrado na categoria de "bubblegum music" e preferia apresentar um "one hit wonder" de música popular portuguesa, nascido e criado aqui na "paróquia". Lembrei-me então dos bejenses Adiafa e do seu "As Meninas da Ribeira do Sado" que, além de se tratar de um excelente exemplo (talvez o melhor em Portugal) de um "one hit wonder" é, simultâneamente, um bom tema de música popular portuguesa, com raízes nos cantares do Alentejo, e não da chamada "música ligeira", ou de "variedades". Pois aqui o deixo.

19 comentários:

gps disse...

Prefiro Piratas do Silêncio ou Essa Entente

gps disse...

Piratas

http://www.youtube.com/watch?v=070pjNrwEow

(minuto 4'37'')

Essa entente

http://www.youtube.com/watch?v=kfJ7pdPpDEg&feature=related

JC disse...

Mas, caro gps, isso nada tem a ver c/ o conceito "one hit wonder". Não acha?
Cumprimentos

ié-ié disse...

Já tentei fazer uma colectânea portuguesa de "one hit wonder", mas não consegui...

LT

JC disse...

Porquê? problemas c/ editoras ou falta de matéria-prima? Não desistas, pois acho uma excelente ideia.
Abraço

gps disse...

Os Piratas do Silêncio foram top em Portugal

gps disse...

foram top 10

gps disse...

Em portugal não abundam os sucessos retumbantes, mas ainda assim ...

outros exemplos de 1 hit wonder portugueses

a) com "muito" sucesso

patchouly - grupo de baile
foram cardos foram prosas - manuela moura guedes
Nadar - Black company
Malta à Porta - Iodo

b) com sucesso mediano

Destruição - CTT
Propaganda - street kids
O julio é um duro - albatroz
Estou na Margem - Doutores & Engenheiros
Professor Xavier - Clube Naval
Um Caso Que Está A Dar Que Falar - Golpes de Estado
40 Graus À Sombra-Radar Kadafi
A Padeirinha de Aljubarrota - Banda Tribo :)
This Will Be The Last Time - Zoom
Black Magic Woman - General D
Vem dai - NZZN

c) e ainda (eventualmente)

vinho verde - paulo alexandre
chamem a policia - trabalhadores

gps disse...

Pesquisando na net encontrei referencias a:

Eye
Diana Bastos

JC disse...

Thanks. Desses, lembro-me bem de "Patchouly" e "Vinho Verde", mas este é uma adaptação do original alemão. "Foram Cardos Foram Prosas" é o que chamo um "cantigão", mas acho foi mais "one hit wonder" pq Moura Guedes desistiu da "carreira artística" nesta área.
Cumprimentos e mtº obrigado pela colaboração.

adf disse...

Recordar É Viver - Victor Espadinha
Somos Livres - Ermelinda Duarte

-- Festivais

Sobe Sobe Balão Sobe - Manuela Bravo
Eu Vi Um Sapo - Maria Armanda
O Vento Mudou - Eduardo Nascimento
Silêncio e Tanta Gente - Maria Guinot
Esta Balada Que Te dou - Armando Gama

-- versões mas gandes sucessos

Quando O Coração Chora - Romeu E Julieta
óculos de Sol - Natércia Barreto
Verde Vinho - Paulo Alexandre


[Nuno Galopim do DN já escreveu várias vezes sobre o assunto]

http://www.dn.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1128312

JC disse...

Mtº obrigado, caro adf, mas c/ excepção de "Silêncio e Tanta Gente" e, noutra área, "óculos de Sol" é tudo mtº mau. Inclusivamente já por aqui dissse que "Somos livres" seria séria candidata a pior canção de sempre da música portuguesa. Mas fica a lista, que mtº agradeço.
Cumprimentos

adf disse...

Deverão haver muito mais e eu gosto destas todas. Lembro-me que no pós 25 de Abril ainda era pequenito e cantava muito "uma gaivota voava voava".

JC disse...

Pois nem como música infantil, caro adf.
Cumprimentos

ié-ié disse...

Falta de matéria-prima, JC, mas já vejo por aqui algumas boas ideias...

O "Verde Vinho" é de um original austríaco, "Griechischer Wein", de Udo jurgans.

LT

JC disse...

Eu sei que é um original austríaco. Disse alemão por engano. Já agora, pega nestas sugestões e avança.
Abraço

RC disse...

"Esta página em branco", cantada por um grupo de quatro amigos (um deles finalista e meu colega no ISE, um outro finalista de Direito, um estudante do ISCTE e ainda um sobrinho do José Mário Branco (que orquestrou...), em http://www.youtube.com/watch?v=oA8n2q6Fsgs. Aliás, o Festival deu-nos, à sua maneira, outras canções que com um certo alargamento do conceito poderíamos classificar como hit wonders (lembro-me da Concha em 1979)

JC disse...

Caro RC: só agora vi o seu comentário. E, pois claro, tb gosto mtº de "Esta Página em Branco", do melhor que passou no Festival. Mas, convenhamos, nunca foi propriamente um "hit", tal como a Concha.
Cumprimentos

JT disse...

Mais exemplos

"A todos um bom natal" do Coro Santo Amaro de Oeiras

"Não há nada para ninguém" de Mário Mata