segunda-feira, junho 20, 2011

Uma lição para Passos Coelho

A primeira lição que Passos Coelho deveria aprender: em política, a teimosia e o voluntarismo nem sempre dão bons resultados e o cumprimento estrito das promessas eleitorais, a "transparência e o "falar verdade" não são, por si sós, as únicas medidas para a avaliação positiva de um líder. Para além de, como dizia o "camarada" Mao, nunca se deverem travar batalhas que se sabem à partida perdidas. Foi uma autêntica derrota de principiante, numa cedência inútil ao populismo que o fará começar o mandato mais fragilizado perante o país e vendo a sua autoridade afectada face ao governo. 

Quanto a Fernando Nobre, irá arrastar-se, humilhado e sem autoridade, na Assembleia da República até vir a ser, o mais discretamente possível, substituído. Mas esta será, também para si, uma lição que jamais esquecerá e que, além de pôr termo a quaisquer veleidades políticas futuras, não deixará de ter repercussões na sua actividade profissional e na da organização (AMI) que dirige.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Nada do que se passou hoje constituiu surpresa. Tal como referido em posts anteriores o filme (de má qualidade) estava feito e as cenas perfeitamente definidas. Continuo a acreditar que "chamuscado" no meio disto tudo continua o FN. Pessoalmente devo dizer que nunca nutri qualquer simpatia pela figura (quem faz discursos de tiros, lembram-se ?) da forma como o fez, não está de boa fé. Quanto à obra AMI, reconheço o valor da mesma...mas existem demasiados Nobres (apelidos Nobre) na estrutura hierarquica (gato escondido com rabo, patas e focinho de fora ?).
Mas será que o homem, na ansia do tacho, ficou completamente tolhado e teve que esperar por duas votações que o rejeitaram para ser reduzido à dimensão "menor" de deputado.

Cumprimentos

JC disse...

Como tenho dito, Nobre, por si só, pouco vale e nada me interessa, a não ser pelo facto de nos termos visto livres, na política, de tão caricata figura. Mas o 1º ministro começar com uma derrota humilhante ainda antes de tomar posse, numa situação tão difícil, já nos deve preocupar. Que tire as devidas ilações, até pq Capucho, que é do seu partido e anda nisto desde o 25 de Abril, bem o avisou.

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo.

joão boaventura disse...

Bem, quanto a mim suponho que o problema Nobre é secundaríssimo.

Para o provar peço que disponham de uma hora e um quarto para se ver qual o inferno que nos espera.

Rato disse...

Por outro lado parece-me também que o Passos se encontra bafejado pela sorte. Se foi "derrota" o chumbo do Nobre depressa a converteu em estrondosa vitória via Assunção Esteves.
Mas dá que pensar o lado teimoso do agora primeiro-ministro, contra qualquer razão e senso comum.