quarta-feira, junho 29, 2011

SLB: algumas interrogações técnico-tácticas

Três curiosidades sobre a nova época do meu "glorioso" que a próxima semana começará já a esclarecer:
  1. Sem David Luiz e Coentrão, dois jogadores-chave nos princípios de jogo da equipa, o primeiro com as suas "saídas a jogar" e "dobras" na ala esquerda,  permitindo ganhar superioridade a meio-campo e colmatar as descidas de Coentrão pelo flanco, e este último  com essas mesma descidas dando largura e profundidade à ala esquerda, como vai resolver Jorge Jesus o assunto? Colmatando as vagas com jogadores tanto quanto possível idênticos ou modificando esses princípios? (sim, eu sei que David Luiz saiu em Janeiro, mas nessa altura não era possível mudar grande coisa).
  2. Como vai Jesus equilibrar a equipa, um dos principais problemas na época passada? Com Amorim na direita? Recorrendo, agora que tem Matic, a um duplo-pivot? Com um lateral esquerdo menos ofensivo, compensando de outro modo essa mudança táctica?
  3. Com tantas alterações no plantel e vindo de uma época de insucessos, vai Jesus manter o habitual 4x4x2 ou tentar a mudança para um 4x3x3, sistema já ensaiado, e depois abandonado, na pré-época passada?
Enfim... faltam poucos dias para saber e cá estarei para comentar.

2 comentários:

Queirosiano disse...

Várias inquietações:

- JJ não me parece ser muito esclarecido nem muito versátil; duvido que seja capaz de uma reflexão de fundo em relação àquilo que habitualmente faz

- A indefinição em termos de jogadores (o que ainda aí vem,de que tipo, em que condições, os que vão sair) torna difícil um pensamento estruturado para pôr em prática no curto prazo

- Esta indefinição, conjugada com a quantidade enorme de jogadores de que ele dispõe pode levar a escolhas erradas quanto às dispensas

Com um treinador mais sólido, esta situação já seria preocupante. Com um treinador limitado nos seus pensamentos e processos, e errático na comunicação, não perspectivo nada de brilhante.

JC disse...

Põe o dedo na ferida, caro Queirosiano: como é que, sem saber c/ o que conta, JJ vai poder definir e afinar processos de jogo na pré-época? Em minha opinião, e se for esperto, vai manter princípios e modelo da época passada e adaptar aos jogadores disponíveis. Não será o ideal, mas talvez seja o mais seguro.