quinta-feira, junho 16, 2011

Televisões "generalistas" ou "populares"?

A propósito do assunto "privatização da RTP", pergunto-me se será correcto continuar a designar SIC, TVI e, em grande parte, RTP1 como televisões generalistas. Penso seria mais rigoroso designá-las, em função do "posicionamento" que assumem, característica dos seus conteúdos e tipo de "approach" a esses mesmos conteúdos, como televisões "populares". A questão sobre a qual nos devemos interrogar é se, independentemente de questões conjunturais de mercado (que têm a sua importância) e falando apenas em termos estratégicos, o Estado deve ou não ser um "player" nesse mercado. Por mim, tenho sérias dúvidas, e falar em "serviço público" no caso da RTP1 actual parece-me apenas um eufemismo.

A questão de fundo parece-me ter bem mais que ver com o actual desequilíbrio informativo geral na televisão, com SIC e TVI demasiado inclinadas à direita. Mas com alguma tendência da RTP para seguir os governos em funções, não me parece possa vir daí a solução que - penso - poderá passar bem mais pela iniciativa futura de um qualquer grupo de comunicação com ligações ao centro-esquerda. 

Sem comentários: