terça-feira, junho 28, 2011

História(s) da Música Popular (184)

Richard Harris - "MacArthur Park"

Jimmy Webb (I)

Pois nem sequer pensei muito tempo e, em vez de começar pelo princípio ou pelo seu tema mais conhecido ("By The Time I Get to Phoenix"), ao falar de Jimmy Webb (1946, Oklahoma) fui directo àquele que é um dos temas mais insólitos, estranhos, mesmo, de toda a música popular anglo-americana da década prodigiosa. Estranho pela temática, pela sua longa duração (7' e 27''), pelo intérprete (o actor Richard Harris), pelo modo como é interpretado e pelo facto de, com todas estas características que parecem apontar mais para um tema a ocupar todo um lado "B" de um qualquer duplo álbum, ter sido editado em single" e ter chegado a #2 nos USA (1968). O álbum do qual a canção faz parte ("A Tramp Shining"), com Harris interpretando temas de Webb, manteve-se também nos tops durante cerca de um ano e inclui ainda um outro tema que faz parte dos meus favoritos: "Paper Chase".

"MacArthur Park" foi proposto em primeiro lugar aos Association, mas não estranho o facto de ter sido por estes recusado e ainda bem que o fizeram: de facto,  não só pouco me parece ter a ver com a temática "sunshine pop" da banda californiana, que já por aqui passou, como também nunca teríamos oportunidade para conhecer a "angústia" da interpretação de Harris, que constitui um verdadeiro "trademark" do tema.

Já agora: esqueça a versão de Donna Summer, de 1978. Aliás, fará bem melhor em esquecer Donna Summer, por junto.

4 comentários:

Teresa disse...

Espreite aqui:
http://gotaderantanplan.blogspot.com/2007/02/richard-harris-voz-e-as-vozes.html

JC disse...

Não é preciso, já tinha espreitado antes.

RC disse...

É uma das canções da minha vida! O Richard Harris tem outros discos interessante com canções do J. Webb: Slides...

JC disse...

Conheço tb os outros, claro, mas, por acaso, acho só tenho o "A Tramp Shining" e o "single" de "MacArthur Park". Não se pode ter tudo, caro RC.