segunda-feira, junho 14, 2010

Uma pergunta simples aos portugueses a propósito da selecção

Uma pergunta dirigida a todos os que dizem não se sentir identificados com a selecção portuguesa de futebol por nela alinharem futebolistas que não tiveram sempre a nacionalidade portuguesa (não sei bem porquê, referem-se sempre aos de origem brasileira...): com que país se sentem identificados? Com o Portugal actual, mais cosmopolita, uma sociedade mais aberta onde vivem, trabalham e são normalmente bem acolhidos milhares de imigrantes de diversas origens, alguns dos quais, ou respectivos filhos, poderão vir a ter um dia, ou já têm, a nacionalidade portuguesa, ou com o Portugal monocolor do passado, pré-europeu e provinciano, onde predominava uma mentalidade retrógrada ainda com restos de saudosismo do império? Com o Portugal da UE e dos partidos democráticos do pós-25 de Abril ou com o Portugal proposto pelo PNR?

14 comentários:

JT disse...

A pergunta também é tendenciosa :)

Até a Alemanha tem um jogador brasileiro e 3 jogadores nascidos em território polaco (que já pertenceu à Alemanha)

Um jogador pode ter mais do que uma nacionalidade e pode-se sentir enraizado em mais do que uma cultura.

Cada caso é um caso :

1) Bruno Fernandes é filho de portugueses. Não sabe falar bem português, mas terá sido criado num meio cultural híbrido.

Terá sido convidado a jogar por Portugal

(que tem mais visibilidade futebolística)

2) Bosingwa nasceu no Congo, mas é filho de Português e terá tido uma educação lusa

Sempre viveu em Portugal pelo que nunca terá pensado em optar por jogar pelo Congo

3) Makukula nasceu em África no seio de uma família africana, mas veio para cá ainda criança.

Já ouvi o Makukula afirmar que se sente "português". Foi aqui educado pelo que não me custa a acreditar nessa afirmação.

Julgo que terá sido convidado a jogar pelo Zaire, mas optou por Portugal (porque tem mais visibilidade e porque está mais familiarizado com a cultura portuguesa)

Dentro de alguns anos iremos ter (e ainda bem) vários internacionais provenientes da Ucrânia, Moldávia, etc.

4)Deco e Pepe vieram para Portugal numa idade precoce (18-19 anos). Não se sentirão portugueses, mas tem um carinho especial pelo país que lhes abriu as portas.

O Pepe vive com uma portuguesa e até poderá pensar em ficar por cá. Já o Deco afirmou que não faz tenções de viver em Portugal.

(optaram por Portugal porque lhes deu grande visibilidade. será que seriam contratados por Barcelona e Real Madrid se não fossem internacionais por Portugal ? será que teriam hipóteses de serem internacionais pelo Brasil. ninguém saberá dizer. Apesar da sua qualidade, faltava-lhes o reconhecimento no país de origem)

5) O Liedson será um caso diferente. Como já havia o Deco e o Pepe porque não o Liedson ?

Não se sente português, mas também tem carinho por Portugal. Como nunca seria opção para a seleccionador brasileiro, Portugal seria sempre uma alternativa.

Poderíamos falar tambéms de outros desportos: Naíde Gomes, Nélson Évora, Obwikwelu, Viktor Tchikoulaev (andebolista ucraniano), etc.

Todos tem direitos e deveres pelo facto de terem nacionalidade portuguesa.

Mas moralmente, não concordo em absoluto com a internacionalização do Liedson (ainda por cima está em má forma, seria preferível optar pelo Makukula :) e em parte com a internacionalização do Deco e do Pepe. Pois poderão ter sido internacionalizações por interesse.

Quanto ao Daniel Fernandes tenho dúvidas porque não o conheço.

Por exemplo, a Nelly Furtado tem uma forte ligação às suas origens. O seu português não é perfeito, mas tem uma forte ligação aos Açores e, por inerência, a Portugal. Se fosse futebolista não me escandalizaria que representasse Portugal.

Anónimo disse...

Se a pergunta é tendenciosa porque não uma resposta de igual cariz.
Sim, o Messi que se naturalize português.

JC disse...

Caro Anónimo:
1. Messi não preenche os requisitos de naturalização.
2. Mesmo que, por absurdo, pudesse adquirir a nacionalidade portuguesa, segundo as regras da FIFA nunca poderia ser internacional por Portugal: foi internacional pela Argentina.

JC disse...

Caro JT:
Só existe um critério objectivo, geral e abstracto, de nacionalidade: o legal, determinado pela lei de cada país, nalguns casos baseado no "jus solis" e noutros no "jus sanguinis". Tudo o resto que cita são casos pessoais e/ou subjectivos, de raiz filosófica, cultural, de estado de espírito, etc. O que é sentir-se português? Eu, cidadão português desde que nasci, embora com mtºs antecedentes noutras nacionalidades, pouco me identifico, em termos médios, culturais, afectivos, de personalidade, c/ Portugal e c/ os portugueses. E mesmo que alguns atletas tenham optado pela nacionalidade portuguesa por interesse, é um direito que lhes assiste desde que cumpram os critérios, que, convém lembrar, são iguais para todos.
Cumprimentos

ié-ié disse...

Ó meu amigo JC, o c* não tem a ver com as calças!!!

LPA

ié-ié disse...

O futebol sempre foi um "estado dentro do Estado". Até justiça própria tem...

LT

JC disse...

LT: a ti já respondi no teu "blog". Poupa-me, caro amigo! E, já agora, se não tivesses c* não precivas de usar calças!!!

JT disse...

(pouco ou muito) identifica-se, em termos médios, culturais, afectivos, de personalidade, c/ Portugal e c/ os portugueses :)

Nem que seja pelo facto de ser "doente" pelo Benfica :)

JC disse...

Não, não me identifico. E o "glorioso" transcende em mtº Portugal e os portugueses.
Cumprimentos
JC

JT disse...

Pode não gostar, mas indentifica-se :)

JT2 disse...

Errata: identifica-se :)

JT disse...

o "glorioso" transcende em mtº Portugal e os portugueses.

Não percebi :)

Quer algo mais português do que um clube com 6 milhões de adeptos

Como referi, pode não se sentir atraído pelo seu lado português, mas não há nada a fazer :)

Anónimo disse...

Então o SLB não é o clube do povo, aquele cujos adeptos são bons chefes de família :)

JC disse...

O SLB, hoje em dia, é Universal!