quarta-feira, junho 02, 2010

Sobre o patriotismo...

Ao ler as declarações de Vasco Lourenço sobre o almirante Rosa Coutinho, no dia da sua morte, pergunto-me se ainda faz algum sentido hoje, no final da primeira década do século XXI, referirmo-nos a alguém como um “patriota”, um termo que nos remete para o período áureo das ideologias nacionalistas do século XIX, da formação dos estados-nação; se essa designação ainda pode pontificar como primeira e mais importante característica que nos ocorre quando queremos destacar alguém, as suas qualidades e personalidade. Nada disto pretende vir em abono ou desabono de alguém tão polémico e sobre o qual não tenho informação suficiente para traçar um perfil, para além, em seu favor, de ter sido um destacado elemento do 25 de Abril, e por isso lhe devemos respeito e gratidão. Mas pergunto-me, quando olho em volta para amigos, conhecidos ou personalidades relevantes da vida política, social e empresarial portuguesa que possa conhecer mais de perto ou com maior profundidade, se alguma vez a palavra “patriota” seria aquela que usaria para me referir, “top of mind”, a algum deles, se isso faz ainda algum sentido nos dias de hoje e qual o seu significado. Francamente, tenho dúvidas nos dois casos...

6 comentários:

Anónimo disse...

Daquela época o meu "top of mind" é: "O povo é sereno. É só fumaça". Do outro almirante. Um visionário. Não é que frase se mantém cada vez mais actual, passados que são quase 35 anos, depois de ter sido proferida? Sereno ? Até um destes dias.
Cumprimentos

JC disse...

O "bardamerda pró fascista", tb do Pinheiro de Azevedo, tb foi bem engraçado...

Anónimo disse...

patriota? esse boneco?
sabes lá ele o que é a pátria, esse Rosa Coutinho um verdadeiro capado traidor á NAÇÃO portuguesa que instigou á morte milhares de portugueses brancos!

Contra essa corja marchar marchar!
Portugal BRANCO
NN boys

Anónimo disse...

O almirante Rosa Coutinho(opção feita um pouco antes do 25 de Abril) fez parte de uma èlite de pessoas que sonharam com um mundo melhor para todos.
Infelizmente a "nossa tradição cultural" não quis, nem quer esse tipo de mudanças, pois "outros valores mais altos se levantam"
Obrigado por tudo Almirante!
Até sempre

Anónimo disse...

É pá o gajo que escreveu à 1:26 assina-se por NN BOYS!Será? Ou é BOI? Se calhar é mesmo Boi!

JC disse...

Não sei se repararam que o "post" não é s/ Rosa Coutinho. Pretende ser apenas um pequeno pensamento s/ a adequação do conceito "patriotismo" aos dias de hoje. A afirmação de Vasco Lourenço foi apenas um pretexto. Entendido?