segunda-feira, junho 21, 2010

Eu bem disse...

Eu disse que já tinha visto muitos europeus e mundiais e, como tal, já tinha assistido a muita coisa. Por isso mesmo, disse que o jogo da selecção portuguesa contra a Costa do Marfim valia o que valia e esta goleada aos súbditos do "Querido Líder" (algum deles vai querer voltar à Coreia?) também vale o que vale. Para já, praticamente vale o apuramento para os 1/8 de final, os serviços minímos cumpridos e a continuidade de Queiroz para o Europeu.

Já agora: li que o jogo ia ser transmitido em directo para a Coreia do Norte. Aposto que deficiências técnicas insuperáveis interromperam a transmissão aos 0-2.

8 comentários:

Anónimo disse...

Depois do cabo Bojador que foi o jogo contra os “elefantes” e de uma justificada chuva de críticas, eis que os “Navegadores”, meio milénio depois de Bartolomeu Dias, dobraram uma vez mais o Cabo das Tormentas, ali mesmo em Capetown, com CR7 a quebrar um longo escorbuto, marcando um de uma chuva de SETE golos SETE, lidados numa serenata à chuva.

Agora, aberto que foi o Cabo da Boa Esperança, haverá a força de um Fernão de Magalhães para dar a volta a este Mundial ou mesmo só a de um Vasco da Gama para fazermos algumas especiarias mais.?

Para já, Coentrão, Tiago, Meireles e Cia. estão de parabéns..

Também CQ está de parabéns por ter visitado o “Gato Maltês” e colhido aqui a estratégia de JC, ideal para enfrentar o “Querido Líder” que já deve estar a apontar os mísseis de longo alcance para este jardim à beira mar plantado.

JR

ié-ié disse...

E sem brasileiros! (a entrada de Liedson não conta).

LT

JC disse...

Duas notas, caro JR: o jogo em "largura", com os laterais a avançarem no terreno e um meio campo mais dinâmico com a entrada de Tiago foram de facto fundamentais. É verdade, tinha-o "recomendado" aqui. Foi Miguel em vez de Amorim, por causa dos melindres no grupo. Já Pepe se ficou no banco é pq não estará em condições físicas. não sei o que estará lá a fazer.
LT: vai-te lixar c/ os brasileiros. Quando te encontrar torço-te o percoço!!!
Abraço

pois disse...

Atenção JC,

Parece-me ver aí uma ligeira coacção e isso dá descida de divisão.

JC disse...

O meu amigo LT sabe que é uma coacção amigável! Tão amigável que até sou capaz de lhe enviar "fruta" e "café c/ leite"!...

Anónimo disse...

Caro JC
Cc. a CQ

Estratégia para o jogo do Brasil.

Como não se conhece previamente o lugar em que a Espanha vai ficar e a circunstância de a Costa do Marfim possuir um saldo de nove golos por recuperar, o que importa é não sofrer golos e poupar os jogadores sobretudo os “amarelados”.

Não se devem correr grandes riscos, controlando o jogo com a maior posse de bola possível, evitar passes longos, tirar partido das faltas do adversário para adiantar os ponteiros do relógio, criar empatia e solidariedade para com o ritmo tropical destes nossos irmãos (melhor, filhos) que também deverão estar irmanados da mesma “ambição”, apostando tudo nas bolas paradas, cantos e livres. para, “en passant”, tudo acabar num carnaval em que nada parece mal, mesmo perdendo pela diferença mínima de golos.

Assim, os estupidamente “amarelados” Pedro Mendes. Ronaldo e Hugo Almeida deveriam ficar no banco.

Sendo fundamental o controlo do meio campo neste tipo de jogo, Portugal deveria optar por reforçar este sector , ou seja, um 4 X 4 X 2 pactuante e cúmplice de um ritmo pausado ao estilo brasileiro, concedendo-lhe alguma liberdade de jogo nas áreas mais recuadas deste, convidando para nos irem brindando com uns laivos de futebol de praia e samba, aqui e ali traídos por algumas caipirinhas.

No sector defensivo, Paulo Ferreira, mais seguro e entrosado com os habituais centrais deve render Miguel.
Coentrão deveria ser poupado para os oitavos, rendido por Duda.
No meio campo o irmão Pepe ( se recuperado) com Veloso, o irmão Deco e Meireles.

Na frente o Simão ( muito polivalente com potencial também para vir ajudar a defesa da sua ala) e o irmão Liedson que há muito sonha com este jogo da sua vida, carimbando um golo e gritar "Avé César".

Como plano B e em SOS, para o caso dos irmãos aparecerem desembolados em ritmo de “Bossa Nova”dispostos a uma goledada monumental, haverá lugar a sorte de varas, umas entradas a pés juntos e ao estilo mata-Elano Costa- marfinense, para refrear os ânimos e os levar à razão, com dosagem reforçada enquanto o àrbitro permitir.

JR

JC disse...

Ora vamos lá ver... O jogo é a feijões, até pq não se saberá qual, em termos teóricos, a classificação mais conveniente. Mas é importante moralmente não sofre um resultado desnivelado e aproveitar para "afinar" os processos defensivos. Posto isto, o Brasil joga c/ um duplo "pivot" defensivo, Gilberto e Filipe Melo. Logo, vai haver pouco espaço central para as desmarcações de Tiago e Meireles. Portugal terá que explorar as alas e as costas de Maicon e Michel Bastos, que se adiantam mtº pq o duplo "pivot" lhes cobre as costas. Por isso, penso deve manter o adiantamento, sempre que possível, de Coentrão e Simão e Cristiano e até Almeida (tem um razoável pé esqº) devem "cair" para as alas, arrastando Melo e Gilberto de modo a permitir as entradas de Tiago e Meireles. Será complicado, pois um deles terá que jogar mais perto de Pedro Mendes. E não sou adepto que se mude mtº a equipa; talvez 3 ou 4 alterações, n máximo. Mtº menos o sistema. Eu, pessoalmente, não sou grande adepto, em termos gerais e abstractos, do 4x3x3. Mas é o sistema mais rotinado na selecção, sendo o 4x4x2 apenas alternativo. Mas, como diria (neste caso, bem) o Freitas Lobo, o que interessa é a dinãmica do sistema...
Cumprimentos

JC disse...

Já agora, acrescento: esta equipa do Brasil não é do género de se maçar c/ goleadas. Joga num bloco médio/baixo e sai pela certa através dos laterais e do jogo vertical de Kaká (não vai estar). Cria desequilíbrios no ataque por via disso mesmo e da classe dos jogadores de ataque no 1 para 1. É uma equipa consistente e equilibrada, ao contrário da Argentina, e como tal vai dosear o esforço.