sábado, junho 05, 2010

A selecção e o Papa

Quem hoje “deitou um olho” às televisões generalistas verificou ter sido o Papa substituído pela selecção nacional de futebol e a missa do Terreiro do Paço por um "mega-picnic" de Tony Carreira. Até os jogadores são "os eleitos", e nem mesmo o primeiro-ministro e o Presidente da República quiseram faltar para não existir o risco de se dar pela diferença.

Algo efectivamente mudou? Talvez... Não podendo com rigor afirmar estarmos perante um acontecimento mais laico - digamos que simplesmente mais pagão -, parece-me a vantagem esteve do lado do Papa: nesse caso, e felizmente, não houve direito a perguntas de jornalistas!

4 comentários:

Rui disse...

Muito engraçada a rábula da comparação com a vinda a Portugal do Papa Ratzinger... Só que Papa é Papa há mais de 2 milénios e para todos os efeitos representa uma “organização” global e tentacular.
Estes energúmenos da selecção de futebol são de tal maneira ridículos que dão vontade quase de torcer para que percam por muitos. Deixemos por agora os dirigentes... O chefe Queirós mete pena. Nem consegue motivar-se a si mesmo... quanto mais os outros... A seguir vêm os outros... que são as grandes estrelas... Tenho lido de tudo! Que o objectivo é a final, que vão trazer a taça e por aí adiante... Se calhar é de beberem excesso o líquido de quem os patrocina! Depois os media, que dão eco e promovem estas patacoadas todas, sem que se ouça ou leia uma crítica... Todos querem vender o pobre produto que têm...

E quando da ponta de África o rei regressar nu e aos espirros, começa uma outra telenovela – a de quem tem a culpa!Matem-se e esfolem-se aqueles que nos conduziram ao estado de nudez!

Sabem que mais? Vão e não voltem (exceptuando o Coentrão que faz cá muita falta ao lado esquerdo do SLB)!!!

JC disse...

É um exagero, de facto. Mas desde que existem patrocinadores que pagam uma boa parte das despesas da FPF que as coisas são assim: patrocinadores pagam, por isso é necessário o exagero que que os "media" nele participem e o amplifiquem. Quanto a C.Q. a sua ausência de carisma é de facto o seu ponto negativo mais evidente, o que numa selecção, até mais do que num clube, é negativo. Quanto às suas restantes características, nem acho seja mtº bom, nem mtº mau. É organizado, metódico e tem conhecimentos científicos, mas isso não é tudo na vida: falta-lhe chama e capacidade de liderança e motivação.

Rui disse...

Aceito o que diz acerca dos patrocinadores e à necessidade de criarem ruído de fundo... Contudo não são os patrocinadores que transformam a cabeça de alguns (muitos...) jogadores em etares, desprovidas de sistemas de tratamento.
Quanto ao desajeitado Queirós, a quem o SLB deveria agradecer a sua contribuição para o campeonato ganho em 1993/94 (trigésimo campeonato), aproveito para citar o Zé Diogo Quintela:

Quote
...desde dizer que não convoca jogadores que não jogam regularmente no seu clube, convocando de seguida jogadores que não jogam regularmente no seu clube, até dizer que não convoca jogadores que são velhos, convocando de seguida jogadores que são velhos...
...No fundo é uma espécie de Pakerman, argentino tricampeão mundial de juniores e de Rui Faria, adjunto de Mourinho. A diferença é que é apresentado como Professor de futebol. Embora me pareça que a unica característica que tem em comum com alguns professores é fazer um escarcéu quando o tentam avaliar...
Unquote

JC disse...

Caro Rui:
Sugiro leia o "post" seguinte. Quanto á minha opinião s/ Queiroz, basta clicar numa das etiquetas c/ o seu nome e, se tiver pachorra e tempo, ler algumas das coisas que tenho escrito.
Cumprimentos