quarta-feira, junho 30, 2010

Estupidez sem limites

Na ponte 25 de Abril existe um excelente comboio que permite evitar o habitual congestionamento automóvel e efectuar a travessia do Tejo com rapidez e conforto. Evitará, ainda, a entrada diária na já congestionada e poluída cidade de Lisboa de uns bons milhares de automóveis. Agora, uma tal autodenominada “comissão de utentes” entende que nada melhor tem a fazer do que propor o fim das portagens, quando o correcto seria o aumento do respectivo valor. Não há paciência para tamanha estupidez...

5 comentários:

Rato disse...

Concordo em absoluto. Mas quando digo que não me importaria da pagar até mais, olham-de de esguelha a pensarem que não terei os "parafusos" bem arrumados.
É evidente que as auto-estradas, estejam ou não pagas, necessitam de algo muito simples que se chama "manutenção". E quem, senão os utilizadores, deveria pagar esses custos? Eu agora já me habituei a levar duas horas e pouco até ao Algarve e não quero voltar ao antigamente, em que essa viagem era um suplício. Para isso pago as portagens que forem precisas.

JC disse...

Bom, Rato, no caso das auto-estradas podem esses custos ser pagos pela comunidade local, regional ou nacional, através dos impostos. É o que acontece em mtºs países europeus como a Alemanha, Áustria, Suiça, etc. Não sou considero o conceito utilizador/pagador um dogma, tal como tb não o considero os custos devam ser pagos pela comunidade. Depende das circunstâncias e no caso da ponte 25 de Abril,que dá acesso a uma cidade já congestionada e existindo um bom comboio, nada justifica que não se pague uma portagem desincentivadora. Acontece isso para o acesso automóvel a Manhatten, p. ex.
Abraço

Anónimo disse...

Caro JC

De acordo.
A estupidez é infinita.
Bons transportes públicos e carrinho em casa.

JC disse...

"Manhattan", peço desculpa.

Anónimo disse...

Estúpido é que os únicos que pagam para entrar em Lisboa são os cidadãos do Sul.
É que se a portagem tem algum valor ambiental (que não tem, tem apenas valor para a Lusoponte e para o Estado), ela nunca deve ser discriminatória, i. e. não deve taxar os cidadãos do Sul e não os do Norte.

Já agora, sobre o aumento das portagens para impedir a entrada nas grandes cidades, esse é um argumento que sempre me suscitou uma outra questão, ou seja, se por puderes pagar a portagem podes poluir? Ou se por puderes pagar a multa podes circular acima da velocidade legal? etc. etc.