sexta-feira, dezembro 19, 2008

História(s) da Música Popular (110)


Dionne Warwick - "(There's) Always Something There To Remind Me" (Bacharach-David)

Bacharach & David (XIII)

“História(s) da Música Popular” vai até ao fim destes seus capítulos dedicados a Burt Bacharach e Hal David apresentar sempre temas numa versão de Dionne Warwick e numa outra alternativa. Digo, desde já, que prefiro as de Dionne, mas gosto que comparem.

Bom, vou deixar para trás “Walk On By”, pela simples razão de que por aqui já passou na versão de Isaac Hayes quando da sua morte. Também não pensem que vão ouvir por aqui “Raindrops Keep Fallin’ On My Head”, de B. J. Thomas. Sim, eu sei que o tema ganhou um Oscar para a melhor canção (integra a banda sonora de “Butch Cassidy and the Sundance Kid” de George Roy Hill, já de si um daqueles filmes com o qual nunca simpatizei), esteve para aí um mês em #1 e já foi considerada a melhor canção de Bacharach e David. Mas aprendi essa coisa do rigor e da ausência de concessões no que diz respeito ao gosto nos velhos tempos do “Em Órbita” e agora ninguém me muda. Ponto final. Além do mais, comecei por dizer que dos compositores que passaram pelo "Brill Building" Bacharach e David eram aqueles que mais próximos estavam da música ligeira, não foi? Pois esse tal “Raindrops...” é disso prova mais do que provada. Segundo ponto final, portanto.

E então? Agora?

Bom, em 1964 Lou Johnson gravou este “(There’s )Always Something There To Remind Me”, cuja “demo tape” tinha sido gravada por Dionne Warwick. Chegou a #49 e, do outro lado do Atlântico, a bem conhecida e descalça Sandie Shaw resolveu gravá-lo. Êxito garantido e três semanas em #1. De tal forma que em 1967 Dionne (ou alguém por ela) resolveu também gravá-lo. E muitos outros, claro, já que o tema apresenta uma lista infindável de cover versions. Pois ficam aqui as versões de Lou e Dionne, já que a de Sandie, acho, toda a gente conhece. Não será assim?

Sem comentários: