sexta-feira, dezembro 05, 2008

História(s) da Música Popular (108)

Dionne Warwick - "Anyone Who Had A Heart" (Bacharach-David)

Cilla Black - "Anyone Who Had A Heart" (Bacharach-David)
Bacharach & David (XI)
Cilla Black (ou melhor, Priscilla White – percebe-se o Cilla, o Black só se for pelo contraste mas parece que terá sido um daqueles erros em que a história da música é fértil) é um daqueles intérpretes de Liverpool que, em dado momento, partilhou com os Beatles Brian Epstein como manager. Outros, por exemplo, foram Gerry and the Pacemakers e Billy J. Kramer and the Dakotas. Não admira, portanto, que Cilla tenha interpretado alguns temas de Lennon e McCartney; conto, entre eles, alguns que tenho ali, em bom e velho vinil, tais como “Love Of The Loved”, seu primeiro single, “It’s For You” e “Step Inside Love” (McCartney), nunca gravados pelos Beatles e este último bem mais conhecido do que os restantes. Mas também os bem mais notórios “Yesterday” (que não gravou uma versão?), “For No One” e mais alguns que não vêm agora ao caso (e quem sabe de Beatles é o LT).

Mas também Cilla (Black or White, tanto faz) gravou Bacharach e David, que eu saiba, pelo menos duas vezes. Da primeira vez uma versão de “Anyone Who Had A Heart”, um original de Dionne Warwick (já lá vamos); a segunda uma versão de”Alfie”, canção original do filme homónimo de Lewis Gilbert (1966) nele interpretada por Cher com arranjos de Sonny Bono, pois claro, intérprete, compositor, na altura marido de Cher e, depois, membro republicano (ops!...) da Câmara dos Representantes . Neste caso foi Warwick a gravar um cover, um ano depois (isto anda mesmo tudo ligado...).

Quanto a “Anyone Who Had a Heart”, Warwick gravou o tema em Novembro de 1963 (foi o seu 4º single) e queixa-se de que Cilla Black a copiou “nota por nota” ao ponto, diz, de caso ela tivesse dado alguma “fífia” também Cilla a copiaria. Talvez tenha razão, mas pessoalmente acho as duas versões inconfundíveis, pois a voz talvez demasiado “esganiçada” ou estridente de Cilla, por vezes mesmo metálica, nada tem a ver com a voz mais envolvente e as inflexões da interpretação de Dionne. De qualquer modo, o disco de Cilla (#1 no UK) ainda hoje é considerado o single mais vendido de sempre de uma intérprete feminina na Grã-Bretanha. Quanto ao original de Dionne, foi o seu primeiro top ten (#8) e, para além do cover de Cilla, teve ainda direito a versões de quem era algo no mundo: da inevitável Dusty Springfield à bem menos provável... Marlene Dietrich. Esta última, juro, nunca ouvi!

4 comentários:

ié-ié disse...

Algumas observações que reputo curiosas:

1ª - com que então mccarthy? será que o mccarthismo ainda por aí outra vez?

2ª - aliás das que competentemente citou, Cilla Black, além de ter pendurado casacos de fãs dos Beatles no bengaleiro da Cavern (Liverpool), gravaou também "Across The Universe", "Tle Long And Winding Road" e "In My Life" da temível dupla!

3ª E teve direito a dois bonus: uma obscura canção de George Harrison, "I'll Still Love You (When Every Song Is Sung)" e outra de George Martin ("Time" - co-autoria).

4ª De outra temível dupla - esta sim da pátria de mccarthy - consegui descortinar ainda "What The World Needs Now Is Love", "Make It easy On Yourself", "This Empty Place" e "Baby It's You" (que os Beatles também não desdenharam9.

5ª Para terminar este arrazoado deixe-me dizer-lhe que ainda hoje me encanto a ouvir "Love's Just A Broken Heart" (Shuman/Vendome/Lynch).

Cumprimentos,

LT

JC disse...

Caro LT:
1. Bem observado e ainda melhor corrigido. Mas tb só estava mal uma das vezes. Por isso, via-se logo era lapso e não ignorância. Mtº obrigado.
2. A história do bengaleiro não sabia. As outras não citei para não ser exaustivo, como afirmo ("e mais alguns que não vêm agora ao caso"). A informação fundamental estava dada.
3. Estas duas não sabia. Daí a afirmação de quem sabia de Beatles era "vosselência"! Mas calculo o Martin fosse normalmente o produtor da CB.
4. "Baby Its You" já passei: pelas Shirelles, pelos seus amigos de Liverpool e pelo Dave Berry (B & D III). Idem para "Make It Easy...": pelo Jerry Butler e pelos Walker Brothers (B & D V). Andamos pouco atentos ao meu "blog", caro LT!!! Quanto a "What The World..." será o próximo capítulo: o original da Jackie DeShannon (de quem gosto mtº)e talvez tb o "cover" da Dionne. Existe uma versão da Diana Ross mas é uma treta. "This Empty Place" não tenho (acho).
5. "Love's Just..." há séculos que não oiço; só tenho em vinil e procuro não usar mtº para não estragar.
Abraço e obrigado pela visita e pelas "dicas"

ié-ié disse...

Longe de mim, sequer, insinuar ignorância. Era o que faltava!

Longe de mim (again!) andar "pouco atento" ao blogue: apenas citei composições de B&D que a Priscilla também gravara em resposta à seguinte dúvida: "mas também Cilla (Black or White, tanto faz) gravou Bacharach e David, que eu saiba, pelo menos duas vezes". Foi apenas um acrescento.

Quanto a "What The World...", acho que tenho por aí uma versão (Tom Clay) que me interessou bastante.

Vou-lha mandar para colher a sua opinião.

Delicio-me com o seu blogue - acredite - até nas coisas políticas.

Um abraço

LT

JC disse...

Caro LT:
mtº obrigado pela atenção e simpatia. Vou ouvir o Tom Clay c/ atenção e depois reporto. Mas já ouvi o início e achei suficientemente interessante e, principalmente, curioso para juntar ao post futuro s/ o "What the World..."
Abraço