sexta-feira, dezembro 26, 2008

"Sword & Sandals" (1)

"Sette Gladiatore" de Pedro Lazaga (1962)

2 comentários:

Rato disse...

Para além de grande afficionado de filmes de terror e série B, tenho também a "paranóia" dos chamados "pepluns italianos", passados durante o Império Romano, e não só. Entre os meus 10/15 anos "papava-os" a todos. E então a figura do gladiador sempre exerceu um fascínio em mim, vá-se lá saber qual a razão. Este Richard Harrison (americano que só se celebrizou em Itália, precisamente neste tipo de filmes) entrava em quase todos eles. O filme que melhor recordo é "O Justiceiro dos Mares" (o título italiano era "Il Giustiziere Dei Mari"), de 1961, mas vi dezenas de outros na primeira metade dos anos 60, em que este tipo de filmes era moda. Havia vários outros nomes, Dan Vadis, Steve Reeves, Mark Forest, que era comum encontrar nas fichas técnicas desses filmes.
Hoje em dia é difícil encontrá-los em boas edições de DVD. Normalmente vêm sem legendas e falados unicamente em italiano ou espanhol, o que é uma chatice.
Mas de vez em quando existem excepções, como a que me chegou há dias: uma versão, legendada em inglês, do "Colosso de Rhodes" (1961), o primeirissimo filme do Sergio Leone. Uma autêntica raridade!

JC disse...

Obrigado pela colaboração, Rato. Não vi tantos como tu, seguramente,mas vi alguns, no Cinema Roma (cá, pois tu estarias em LM) pois era este que distribuia os filmes italianos, acho que da Doperfilme(?). Do "Justiceiro dos Mares" não me recordo, mas lembro-me bem do "Aníbal e os Elefantes" e de "Cartago em Chamas", este último c/ alguns laivos de erotismo (para a época, claro). Lembro-me de em um desses "peplum" ver uma corda atada à lança de um romano e noutro um legionário c/ relógio!!! E lembro-me bem do Steve Reeves e da Sylva Koscina, habitués deste tipo de filmes.