sexta-feira, dezembro 12, 2008

História(s) da Música Popular (109)

Jackie DeShannon

Jackie DeShannon - "What The World Needs Now Is Love" (Bacharach- David)


Tom Clay - "What The World Needs Now Is Love/Abraham, Martin & John" (Bacharach-David)

Bacharach & David (XII)

Jackie DeShannon (1944, Kentucky) é uma das minhas favoritas (e não é só por causa da foto, embora isso também ajude), mas alguém quase desconhecido em Portugal excepto para a dúzia de “caturras” que gostam destas coisas. E, no entanto, se eu disser que foi autora e intérprete original de “When You Walk In The Room” e foi a primeira a gravar “Needles and Pins” (Sony Bono e Jack Nitsche, aquele ex-Sony & Cher e este um dos mais bem sucedidos produtores, “arranjadores”, orquestradores e compositores da história do "pop/rock" e não só – mas não lhe perdoo ter ganho um Óscar com o inenarrável “Up Where We Belong” ainda para mais em parceria com Buffy Saint-Marie), ambos mega-sucessos dos ingleses Searchers, talvez já todos se apercebam melhor das minhas razões. Mas não se ficou por aí Jackie DeShannon: participou na primeira digressão dos Beatles nos USA (1964), compôs “Come And Stay With Me” para Marianne Faithfull, “Don’t Doubt Yourself Babe” para o 1º álbum dos Byrds (Mr. Tambourine Man) e gravou o número suficiente de canções para eu ter por ali uma boa mão aberta de LPs seus. De entre estas, contam-se, pelo menos, quatro temas de Bacharach e David, o mais conhecido e popular dos quais este “What The World Needs Now Is Love” (#7 em 1965 nos USA), que Dionne Warwick e Diana Ross também viriam a gravar.

Bom, a versão de Dionne é bem conhecida e a de Diana Ross acho pouco recomendável. Por isso, e com a colaboração sempre preciosa de LT, optei por, além do original de Jackie, colocar aqui uma outra versão, muito curiosa, direi pacifista, muito politicamente engagé mas simultaneamente de uma ingenuidade quase tocante, tal qual o era o "ar do tempo". Ficou famosa esta versão de Tom Clay (1971) - um "disc-jockey" de LA - conhecida por “What The World Needs Now Is Love/Abraham (Lincoln), Martin (Luther King) and John (Kennedy). O meu obrigado ao LT, pois não a conhecia.

Sem comentários: