sexta-feira, novembro 21, 2008

História(s) da Música Popular (106)

Dionne Warwick - "Don't Make Me Over" (Bacharach & David)

The Swinging Blue Jeans - "Don't Make Me Over" (Bacharach & David)
Bacharach & David (IX)
“Don’t Make Me Over” foi o primeiro tema de Bacharach e David para Dionne Warwik. Várias curiosidades. O verdadeiro apelido de Dionne é Warrick e não Warwick. A confusão - isto agora penso eu - ter-se-á gerado pela semelhança da pronúncia: em inglês de Inglaterra – nos USA não estou certo - o “W” do meio não se lê, neste caso. É “Warick”, tal como se lê “Chisick” e não Chiswick, e, por isso, o nome saiu Warwick na capa deste seu primeiro single e assim ficou. Para a vida! O tema foi-lhe entregue por Bacharach e David em troca de ter sido Dionne a gravar o “demo” de “Make It Easy On Yourself”, cujo original foi posteriormente oferecido a Jerry Butler. Interessante também que este tenha acabado por ficar para história como intérprete de “For Your Precious Love” e tenham sido os Walker Brothers a popularizar “Make It Easy On Yourself”, pelo menos na Europa. Por fim, existe uma interessante coincidência nas duas primeiras gravações de Dionne/Bacharach e David: tanto “Don’t Make Me Over” como o “B” side do seu segundo single, “Wishin’ and Hopin’”, deram origem a versões por parte do chamado "Mersey Sound". No primeiro caso por parte dos “Swinging Blue Jeans” e no segundo dos “Merseybeats” (mas também de Dusty Springfield, a versão europeia mais conhecida). Mais tarde (1966) aconteceria o mesmo a outro tema de Bacharach e David para Dionne Warwick: “Trains and Boats and Planes”, tendo desta vez a cover version sido gravada por Billy J Kramer & The Dakotas.

Bom, resta acrescentar que o tema não passou de #21 e, portanto, o melhor estaria ainda para vir.

Sem comentários: