quarta-feira, novembro 12, 2008

História(s) da Música Popular (105)

Tommy Hunt - "I Just Don't Know What To Do With Myself" (Bacharach-David)

Dusty Springfield - "I Just Don't Know What To Do With Myself" (Bacharach-David)
Bacharach & David (VIII)
A música popular está cheia de histórias como esta: obscuros “B” side que se tornam êxitos mais tarde, na voz ou som de outro ou outros intérpretes. Estou a lembrar-me, por exemplo, de “The Twist”, que já por aqui passei a propósito da “Dance Craze”: de um ignorado “B” side de Hank Ballard a mega sucesso de Chubby Checker. É a vida... Ou melhor, foi!

O de hoje é um caso semelhante. Parece que por uma questão de saias” (dizem as boas e as más línguas), “I Just Don’t Know What To Do With Myself”, originalmente (1962) interpretado por Tommy Hunt, foi mal ou nada promovido e a composição de Bacharach e David tornou-se num flop notório. Mais tarde (1964), a britânica Dusty Springfield recuperou o tema e fez dele um êxito (#3 no UK), continuado pela versão de Dionne Warwick em 1966. Resta acrescentar que Tommy Hunt fez parte dos Flamingos, um grupo "Doo-Wop" cujo principal sucesso se chama “I Only Have Eyes for You” e é, de certeza, um dos meus temas "Doo-Wop" favoritos. Mas, falando francamente, tanto a versão de Dusty (Mary Isabel Catherine Bernadette O’Brien - “Dusty” advém do facto de ser uma “maria rapaz” e a sua sexualidade foi alvo de “mexericos” até à sua morte em 1999), que gravou outros temas de Bacharach e David tais como “24 Hours From Tulsa” e “The Look Of Love” (faz parte da banda sonora de "Casino Royale", o primeiro) , como de Dionne são de facto bem superiores.

E eis senão como, sem a presença de Dionne Warwick, este post constitui uma boa introdução aos próximos capítulos, os da sua colaboração com Bacharach e David. Lá virão!
Nota: o "Gato Maltês" agradece ao LT a sua colaboração neste post.

2 comentários:

ié-ié disse...

Considero um dever, meu caro!

LT

JC disse...

É que não tinha mesmo nada...
Obrigado.