quinta-feira, agosto 04, 2011

Um pouco mais de atenção, senhores comentadores desportivos!

Às vezes gostava que os comentadores e jornalistas encarregues dos assuntos da "bola" percebem-se um pouco mais do assunto. No "blogue" "Jogo Jogado", da TSF, Mário Fernando, que nem é dos piores, vem dizer que o SLB jogou ontem, na Turquia, com um "duplo pivot", Javi/Witsel. Não é verdade e, pelos vistos, Mário Fernando não sabe o que é um "duplo pivot". O meu clube jogou ontem, isso sim, com um "pivot" posicional, um nº6 clássico (Javi Garcia), um médio "box to box", ou um nº8 (Witsel - que é assim a modos que um misto de Stromberg e Rui Costa), e um nº10 clássico, Pablo Aimar. Um sistema semelhante ao 4x3x3 que a selecção portuguesa utilizava nos tempos de Costinha, Maniche e Deco, só que, em vez de dois alas mais ou menos clássicos (Cristiano e Luís Figo) e um ponta de lança de área, de "último toque" (Pedro Pauleta), optou por três avançados muito móveis (Gaitán, Saviola e Nolito), com os alas trocados" para efectuarem diagonais para a área. Aliás, foi assim o golo de Nolito. Que raio, futebol não é nenhuma ciência complicada, mas é pelo menos preciso estar atento.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Conheci a figura que refere quando o mesmo iniciava a actividade das "lides radiofónicas"...e de facto já nessa altura (e já lá vão mais de três dezenas de anos) se antevia o chorrilho de disparates...que fazia gala em alardear. Não chega ter apenas uma razoavél voz. O disparate é tanto que mete dó. Nos comentários que episodicamente faz na sic noticias é uma tristeza ver o "ar erudito" que coloca ao falar de futebol. Mas numa coisa estou de acordo consigo.... Tem um forte concorrente num tal de Rui Santos...esse sim um verdadeiro concorrente ao humor dos gatos fedorentos.

Cumprimentos

JC disse...

Nunca vi o Mário Fernando na SICnot. Não estará a confundir c/ o João Rosado?

Anónimo disse...

Caro JC

Não estou a confundir, não.
Não se trata de uma figura frequente nos chamados programas desportivos, mas ocasionalmente aparece como convidado para comentar eventos desportivos (entenda-se futebol) em alguns noticiários da sic noticias.
Se nunca viu, a bem da verdade lhe devo dizer que nada de interessante perdeu, a não ser o facto de poder soltar de umas valentes gargalhadas...que são sempre saudaveis.

Cumprimentos

JC disse...

Bom fim de semana.