terça-feira, agosto 23, 2011

O SCP para além dos árbitros

Ora vamos lá ver se conseguimos colocar o tema SCP onde ele deve mesmo ser colocado, isto é, no futebol que a equipa joga e não nos árbitros, jogadas e manobras de bastidores, programas do tipo "Trio d'Ataque", afirmações de dirigentes e ofícios correlativos. Salvaguardo, desde já, que só ainda vi o SCP desta época na televisão e nem sempre com a atenção totalmente disponível. Mas vou tentar "dar um jeito", agradecendo as achegas dos leitores sejam tantas quanto as deixadas neste "blog" dirigidas aos que têm a tarefa de arbitrar um jogo. Vamos lá ver, então...
  1. Comecemos pela defesa que, independentemente da qualidade dos seus componentes - que é mediana (por exemplo, e valendo a análise "jogador a jogador" o que vale, nenhum seria titular do meu clube) - é também pouco alta, o que é penalizador nas bolas paradas defensivas e também ofensivas. Por exemplo, depois da saída de Tonel não me lembro de um central "goleador" no SCP. Para além disso, qualquer combinação da dupla de centrais (com Polga, Rodriguez e Carriço - Onyewu  parece ser ainda, ou já, carta fora do baralho) resulta demasiado igual, sem um "chefe de banda" mais posicional, que funcione como referência e "dê a entrada aos artistas", e um jogador mais rápido e agressivo, que dobre na lateral direita onde João Pereira, pelas suas características mas também pelos princípios de jogo perfilhados pela equipa, tem de se adiantar com frequência.
  2. Com Rinaudo e Schaars, que me parece ser um nº8, a equipa deverá jogar preferencialmente em 4x3x3. Ora para jogar assim o SCP precisa de um 10 que "saia a jogar", de "tabelas", capaz de desequilibrar no "um para um", já que Schaars é bem mais um jogador que constrói através do passe longo. Há Matias Fernandez, mas parece ter problemas físicos. Não sei se Ismailov poderá ser esse jogador, mas tenho dúvidas. Posso estar errado, mas sempre o vi mais nas faixas, em diagonais (mas admito estar errado). Sem esse nº10, os laterais têm tendência a adiantar-se mais, tentando a equipa sair a jogar por aí. Sem um central rápido e agressivo, que dobre bem nas faixas, fica aí mais um problemas por resolver.
  3. E depois... o ataque. Com a equipa a jogar em 4x3x3, com extremos como Capel e Jeffren (por aí parece-me estar o SCP bem servido), que vão a linha e não jogam "trocados" efectuando diagonais e rematando, o SCP precisava de um jogador-referência na área, que não é Postiga. Na selecção rende mais porque joga com Cristiano e Nani, que efectuam essas diagonais e jogam com ele. No FCP de Mourinho tinha Deco muito próximo de si (e que valia alguns golos) e nas alas jogavam falsos extremos: Carlos Alberto e, principalmente, Derlei, que fazia grande parte das despesas de goleador. E quando o esquema se transformava num 4x4x2 havia ainda Benni McCarthy. Postiga, que não é um goleador, um jogador para valer 25 golos por época, mas que sabe jogar à bola, precisa de companhia, de alguém por perto que "jogue com ele" e também supra esse seu "déficit" de golos. Um outro ponta de lança? Nada disso, de um ou dois alas e de um nº10 que façam com ele esse trabalho.
Estes parecem-me ser os principais problemas para que, uma vez resolvidos, a equipa ganhe uma identidade e funcione melhor. Mas atenção: não lhe peçam que seja candidata ao título. Com este plantel e as suas actuais possibilidades de investimento (para não falar do meu clube, o FCP já investiu mais de 60M), dificilmente o será. Um "outsider" interessante, talvez e a prazo, mas, sustentadamente, não muito mais do que isso. Sorry...

4 comentários:

VdeAlmeida disse...

Ora então vamos lá tentar dar uma resposta o mais assertiva possível a este tema tão interessante, não me debruçando, no entanto, sobre questões tácticas, limitando-me à apreciação simples do plantel.
Primeiro que tudo, é necessário ponderar que a soma de 1+1 nem sempre é dois. Por isso, quando avaliamos uma equipa jogador a jogador, temos que ter em atenção que uma equipa é mais que a soma dos seus 11 elementos. É por isso que, por exemplo, a defesa do SCBraga de há dois anos atrás, e que era praticamente idêntica à do SCP neste momento, foi a melhor do campeonato, e refira-se que à altura, a dupla de centrais do SLB era composta por Luisão/David Luís, bem melhor - na minha opinião - que a actual Luisão/Garay.
1 - Na defesa, teremos que incluir o guarda-redes, e aí, o SCP não dá hipóteses: tem o melhor guarda-redes português que ainda por cima é jovem e com larga margem de progressão. Grande Paulo Bento que apostou nele e não o deixou cair aos primeiros deslizes.
Tenho para mim que o SCP necessita de um central de créditos firmados, é verdade. Polga já não é o "campeão mundial" de há umas épocas atrás, Rodriguez parece-me muito sujeito a lesões, o que origina uma participação inconstante, e Carriço é brioso, batalhador, mas falta-lhe não só altura mas também aquele toque de autoridade e classe que o poderia tornar o "patrão" da defesa. Do americano não falo. Só o vi actuar uma vez - bem - contra a Juventus. Depois desapareceu, Domingos lá sabe porquê. Mas na direita, não me parece que o SLB esteja melhor que o SCP, que tem João Pereira e Arias (um jovem que fez uma época excelente e que tem também ele, uma grande margem de progressão, tal como acontece do lado esquerdo com Turan). Evaldo é para mim um mistério, uma vez que nunca confirmou no Sporting as exibições que fez ao serviço do Braga, mesmo agora sob as ordens do seu então treinador.
2 - A linha média não preocupa: Rinaudo e André Santos são do que de melhor há por aí, e recorrendo ao seu método da comparação "um por um", considero qualquer deles melhores do que Xavi Garcia.
Mais à frente, sabe-se do valor e da versatilidade de Izmailov, desde que saudável (tanto pode jogar nas faixas como a 10), enquanto que, no início de cada jogo, nunca sabemos que Matias Fernandez nos sai: se o capaz de jogadas geniais, se o...invisível. Schaars é bom jogador, mas tem o problema de Izma: o seu desempenho depende muito do seu estado de saúde, isto tendo em vista o seu historial de lesões. Se tudo correr bem, não será pela linha média que o gato vai às filhos.
3 - Agora o ataque. Nas faixas, e ao contrário das últimas épocas, o SCP está muito bem servido com Jeffren e Capel, e esta seria a melhor altura do SCP se ver livre de Djaló. Faz 3 ou 4 boas exibições por época e acaba aí. Aliás, acho muito estranha a insistência de Domingos nele, embora me pareça que alguma esperança que ele pudesse ter no guineense, se tenha definitivamente desvanecido no último jogo, quando o substituiu ainda durante a 1ª parte. O que fazia falta ao Sporting, e com a dupla de extremos que tem, seria um novo...Jardel. Infelizmente, só tem o Postiga que vale poucos golos por época. Mas tenho grande esperança em Rúbio - aliás, considero que já merecia jogar um jogo de início, uma vez que já provou que não se encolhe - e Van Wolfsvinkel parece-me bom jogador, mas necessita de mais tempo para se adaptar a um futebol totalmente diferente do praticado na Holanda.
(continua)

VdeAlmeida disse...

Resumindo: antes do fecho do mercado, considero indispensável a aquisição de um bom central. De resto, trata-se de uma questão de treino e mecanização entre os vários sectores da equipa.
O SCP através dos seus responsáveis tem sempre que se considerar candidadato ao título, embora tal desederato seja dificil já esta época. Lembro no entanto, que com uma equipa com menos valores individuais que os do Sporting actual,o Braga de há dois anos- o tal em que o Benfica fazia exibições "de sonho" - só não foi campeão por acaso.
A mim, os milhões investidos dizem-me pouco, ou, pelo menos, têm uma importância relativa. É só ver, por exemplo, os casos de Roberto e Balboa (agora a jogar no Beira-Mar, o que demonstra bem o seu real valor) no Benfica, ou de Pongolle no Sporting.
Como digo no início, nem sempre 1+1 é igual a 2, e uma equipa é mais que a soma dos milhões que custaram os seus elementos (ou então, o Real Madrid era o eterno campeão em Espanha, e o Chelsea em Inglaterra, não é?). E quanto ao SCP poder vir a ser um outsider, tudo bem. Mas um outsider que se bata até ao último jogo do campeonato, e que não fique a 20 ou 30 pontos de 1º lugar.
Além do mais, nunca me pareceu que os seus responsáveis tenham tido alguma vez ideias hegemónicas sobre o futebol português, o que me agrada sobremaneira. porque tais ideias me fazem lembrar ideologias políticas pouco agradáveis.

Abraço

JC disse...

Ora vamos lá, caríssimo, antes de me pôr a andar para a "Catedral":
Ponto prévio: conforme disse no "post", a tal comparação "jogador por jogador" vale o que vale e "1+1" nem sempre é =2. Aí estou, de certo modo, de acordo consigo. Apenas a fiz, só no caso da defesa do SCP, para salientar que os seus titulares são, em termos gerais e abstractos,jogadores relativamente medianos.
1. Não foi a defesa do SC Braga que foi a melhor do campeonato: foi o Sc Braga a equipa que melhor defendeu no campeonato. A "nuance" faz toda a diferença. Eu dizia que marcar-lhes um golo era o "cabo dos trabalhos", pois tinham jogadores rápidos e agressivos na frente (Alan, p. ex) o que lhes permitia pressionar alto e, quando recuavam as linhas em bloco, lançar bolas em profundidade no contra-ataque. Já agora, tal só era possível pq tinham uma grande % de aproveitamento dos livres, via Aguiar e Viana. O SCP é mtº fraco nas bolas paradas.
2. Já que fala da defesa do meu clube, concordo consigo: Luisão/D. Luiz era melhor dupla do que Luisão/Garay. Aí está a complementaridade a funcionar: Luisão referência, "posicional" e D. Luiz rápido e agressivo, o que lhe permitia acorrer às laterais e sair a jogar. Garay é + lento e menos de sair a jogar, mas melhor no passe longo.
3. de acordo: o Gr não é problema para o SCP. Nem falei de tal coisa. concordo que Patrício deve ser o GR da selecção.
4. Rinaudo e André Santos são melhores que Javi Garcia? Como lhe disse, a comparação "jogador por jogador" vale o que vale. São jogadores mtº diferentes e ponto final. Para o modelo de jogo de JJ prefiro o Javi. Mas só isso: tb me parece que o "pivot" defensivo não é o problema do SCP.
5- "Não será pela linha média que o gato vai às filhós"? Discordo: ão será pelo nº 6 e nº8, mas jogando o SCP em 4x3x3 precisa de um nº10 que pegue no jogo. Ora v. próprio pôs o dedo na ferida ao falar da inconstância de Matias (de acordo: já o vi fazer mtº bom e... quase nada)e do estado de saúde de Marat. Esse é um problema grave.
6. De acordo: 2 bons extremos. mas, como eu disse, pouco compatíveis c/ Postiga. O mesmo se passa no meu clube, mas ao contrário: Há Cardozo, mas como Gaitán e Nolito jogam "trocados", em diagonais, potenciam pouco as qualidade de Cardozo. Os extremos do SCP jogariam melhor c/ Cardozo e os do SLB c/ Postiga. Acho eu...
Não conheço as característica de Rubio, nem nunca o vi jogar. Passo, portanto. Wolfswinkel tem o perigo dos avançados holandeses, onde as equipas jogam "aberto". Ou são Nistelrooys ou Van Bastens ou o risco de "flop" é mtº grande. Mas, independentemente disso, tb não me parece avançado para jogar no modelo de jogo do SCP. C/ extremos rápidos, desequilibradores, de "ir á linha", precisavam de um outro tipo de ponta de lança. O Crouch (falou-se...), ou outro do género, era capaz de ser uma boa ideia.
(continua)

JC disse...

Continuando a divagar...
1. Não compare o SCP com o SC Braga. Como sportinguistaaté lhe fica mal, homem!São realidades diferentes. No S.C. Braga não há pressão, há tempo, etc, etc. Ficaram um ano em 2º e ficaram todos contentes. Foram à final da L. Europa e idem. O seu clube perdeu uma final da UEFA e, claro, foi um drama. E tb não me diga que o S. C. Braga não foi campeão por acaso... A partir do momento em que o FCP deixou de ter hipóteses, foram levados ao colo pelos "do costume". E tal aconteceu uma vez, em condições mtº especiais e não repetíveis. Ora não é a isso que o SCP aspira - e justamente: tem, e deve mesmo ter, outra dimensão, outro passado, outra ambição.
2. Por favor, não se iluda c/ isso do investimento. Já demonstrei aqui neste "blog" que, salvo mtº raras excepções e casos demasiado pontuais, a classificação do campeonato acaba por seguir o "ranking" dos orçamentos, mais coisa menos coisa. Mesmo em Espanha, onde o barça é um caso mtº especial mas tb não investe pouco, RM e barça serão campeões crónicos. E Chelsea e United idem, com o City, que investe mas c/ pouco critério, como "challenger". E atenção, o FCP e o SLB, que têm maior capacidade de endividamento, para gerar receitas e criar mais-valias que o SCP, podem cometer mais asneiras em termos de investimentos, tais como as que cita (Roberto e Balboa). Eu acrescentaria mais umas tantas...
3. Amanhã vou ver o v/ jogo na TV c/ atenção redobrada. Ver se confirmo ou desminto alguma destas minhas afirmações.
Abraço