quarta-feira, agosto 03, 2011

Portagens no IC19? Pois claro!


Portajar o IC19, onde existe um transporte público alternativo eficaz (o comboio), significaria menos automóveis em Lisboa, menor poluição e menor consumo de combustíveis importados. Mais: o valor cobrado nas portagens deveria servir para financiar esse mesmo transporte público, melhorando-o em termos de conforto, segurança e eficácia e permitindo, a prazo, um menor aumento ou até a estabilização ou redução das tarifas cobradas aos seus utilizadores. Para além de beneficiar os mais pobres - que são os utilizadores mais frequentes desses mesmos transportes públicos - parece-me ser, pelas razões apontadas, também uma medida de carácter civilizacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo com tudo o que escreve, caro JC, desde que sobretudo a insegurança seja banida.
E Alverca/Lisboa/Alverca é de borla porquê? Pagamos todos para os que lá passam! "Onde todos pagam, não é o vinho caro".

CMD

JC disse...

Pois, esqueci-me desse ponto que foca (Alverca-LX). Tem razão e não tem explicação o meu esquecimento, até pq se não me lembro de ter utilizado o comboio de Sintra, pelo menos em tempos não pré-históricos,aqui há uns 3 anos utilizei o comboio para Alverca umas 2 ou 3 vezes, sem qualquer problema. Mas atenção: não estou a defender a aplicação universal do conceito utilizador/pagador. Haverá situações em que a ausência de portagens se justificará. Mas nunca no acesso às grandes cidades, quando existam transportes publicos alternativos.
Cumprimentos