terça-feira, agosto 23, 2011

Jerry Leiber (1933 - 2011)

Little Willie Littlefield - "K. C. Loving" (1952)

"Durante muito tempo, e antes de ter esbarrado com os Coasters, se me perguntassem o que significavam para mim Jerry Leiber e Mike Stoller eu diria: sim, são aquela dupla de compositores responsável por alguns dos melhores temas de Elvis Presley ainda “antes de ele nos ter deixado”, isto é, naquele período da RCA entre a saída da Sun Records e a entrada para a tropa, quando decidiu, definitivamente, que a vida dele era outra que não o "rock & roll". E dizia bem, com certeza: Leiber e Stoller são responsáveis por temas como “Treat Me Nice”, Baby I Don’t Care, “Don’t”, o célebre “Jailhouse Rock” e, por interposta Big Mama Thornton, “Hound Dog”. Mas e que mais? Qual a sua história? Pois Leiber e Stoller, a quem é atribuída a frase “nós não escrevemos canções, escrevemos discos”, embora oriundos de Baltimore e Long Island, respectivamente (1933), encontraram-se em 1950 na sunny Califórnia, terra das oportunidades, onde descobriram que, como muitos outros miúdos brancos dos subúrbios pobres das cidades – como o próprio Elvis Presley - tinham partilhado a vida com os negros e também o gosto pela sua música. Bom, e aqui chegamos a uma questão essencial: uma das principais contribuições de Leiber e Stoller para a história do "rock & roll" foi o facto de terem sido dos primeiros brancos a trabalhar na área da música negra – como compositores, produtores e empresários - e isso, bem evidente no início da sua carreira, muito contribuiu para o seu desenvolvimento, para que a música negra saísse do ghetto, e, por acréscimo, para o nascimento e implantação do "rock & roll".

Pois se a primeira composição de Leiber e Stoller foi uma tal “Real Ugly Woman”, para Jimmy Whitherspoon (confesso a minha ignorância: nunca ouvi) e se, depois disso, ainda se seguiu “Hard Times” para Charles Brown (em ambos os casos estamos a falar de cantores de “blues”), à terceira foi de vez e “K C Loving”, gravado em 1952 por Little Willie Littlefield, chegaria a # 1 em 1959 pela voz de Wilbert Harrison, depois de ver alterado o seu nome para “Kansas City”. Mais tarde entraria mesmo para a posteridade pela voz de Little Richard e... dos Beatles, pois claro, no álbum Beatles For Sale. Aqui fica."

Publicado neste "blog" a 27 de Fevereiro de 2008. Pode (e deve) ler mais sobre Jerry Leiber (c/ Mike Stoller) no "Gato Maltês", aqui.

Sem comentários: