terça-feira, agosto 09, 2011

Motins de Londres: à atenção das autoridades portuguesas

O que vou dizer é óbvio, mas em ocasiões complexas e difíceis existe sempre tendência para entrar em análises profundas (o que também é necessário) e esquecer esse mesmo óbvio.
  1. Mesmo nas maiores desgraças há sempre algo a aprender. No caso dos motins londrinos, seria bom que as autoridades portuguesas (Governo, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras) tentassem perceber como se chegou a tal ponto, agindo enquanto é tempo de modo a evitar qualquer coisa de parecido à escala portuguesa. É que já existiram uns "ameaços"... Não há qualquer desculpa para a repetição das mesmas asneiras, e tal repetição costuma dar origem aos mesmos desastrosos resultados.
  2. Seria também ocasião indispensável para as forças de segurança perceberem como devem lidar com situações semelhantes, quer preventivamente (a PSP e a GNR costumam ter dedo demasiado pesado no gatilho e pouca sensibilidade para lidar com algum tipo de marginalidade, mas também com algumas minorias étnicas), quer no caso, que esperemos não aconteça, de se verem forçadas a recorrer à repressão por alteração da ordem pública. Pede-se profissionalismo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que as autoridades portuguesas, nomeadamente as forças policiais estarão mais habilitadas a lidar com situações deste tipo. Mas apenas teremos oportunidade de confirmar quando tal acontecer. E já estivemos mais longe disso.

JC disse...

Espero bem tal não aconteça. Na situação actual, seria um desastre.