sexta-feira, agosto 12, 2011

"Who framed Vítor Gaspar"?

Fazer constar e publicar, sem desmentido, que vão ser anunciados cortes drásticos na despesa do Estado e depois anunciar, através de uma formal conferência de imprensa convocada para as nove da manhã, um aumento significativo do IVA no gás e electricidade, defraudando completamente as expectativas é um erro de comunicação tão primitivo, "colossal" (direi mesmo uma trapalhada ao nível do melhor burlesco de um Jerry Lewis), que acredito nem um governo com demasiada gente inexperiente, como é o actual, cometeria tal erro. Muito menos um governo que conta com a experiência e expertise de um político como Paulo Portas. A pergunta que posso fazer é pois a seguinte: quem terá tramado Vítor Gaspar (e, já agora, Passos Coelho)? Quem fez com que tropeçassem no balde e fossem espalhar-se direitinhos com a cara de encontro à tarte de creme? Ou, então, quem sabia isso ia acontecer e não fez nada para o evitar?

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

A minha questão, um pouco por oposição à sua, é a de que não terá sido intencional ?
Não acredito na ingenuidade (ou boa vontade) que terá originado a "falta de comunicação". No fundo trata-se de desviar a atenção...e zás...tomem lá mais um aumento colossal (para usar uma palavra que está na moda), enquanto o país está a banhos completamente anestesiado e parado, sem capacidade de reacção (até a oposição tem recorrido a figuras de 3º plano nos meios de comunicação). O que seria se tivessem comunicado que amanhã (hoje) iriam anunciar medidas que mexem (e de que maneira) nos bolsos dos portugueses ?
O que me parece é que lá para Setembro "os tugas" (que merecem o que têm) vão sentir na pele as medidas de aumento das despesas anunciadas (transportes, iva, 13º mês- este só mesmo em Novembro/Dezembro). Vamos ver se continuamos na paz podre de que "no pasa nada". Veremos.

Cumprimentos

JC disse...

Estou em total desacordo consigo: tendo pré-anunciado cortes na despesa mas anunciando, em vez disso, um agravamento do IVA o governo gera mais descontentamento, decepção, do que se tivesse limitado a anunciar o aumento do IVA "tout court". É uma má gestão de expectativas. Para "distrair" teria sido bem melhor anunciar este aumento do IVA em conjunto c/ alguns cortes, mesmo que menores, nas despesas do Estado. O problema é que a maior parte das despesas do Estado são salários e prestações sociais. Isso de que existem no Estado mtªs "gorduras" para cortar está a transformar-se em "mito urbano". Existem ineficiências, claro, muitas,mas não só não se alteram em meses ou 1 ou 2 anos(são questões estruturais) como implicariam... despedimentos, transferências, restruturações de carreiras, etc. Quanto a Setembro, não se iluda. Só existirá agitação se e quando o governo atingir algumas das habituais corporações, o que até agora não aconteceu pq nem sequer tentou efectuar uma reforma que fosse.
Cumprimentos