domingo, agosto 28, 2011

Frivolidades: os "docksides" (ou "sapatos de vela")

Os "sapatos de vela", a que eu sempre me habituei a chamar "docksides" pois esta marca da Sebago tornou-se um verdadeiro "genérico" da categoria, são sapatos de Verão, "casuais", que nasceram para os desportos náuticos mas rapidamente estenderam o seu uso a todas as situações de "borda de água" e até mesmo urbanas, em tempos de lazer. Podem, assim, usar-se com quase todo o vestuário informal de Verão, "bermudas", "chinos", "jeans" e pouco ou nada mais no que diz respeito a calças. Como sapatos nascidos para o Verão "à borda d'água", não podem, ou não devem, é, como vejo por aí agora em muitos portugueses, usar-se com meias, ou com aquelas hipóteses de meias envergonhadas, sem "perna", inventadas (tanto quanto me parece...) nos anos mais recentes para não se magoar o "pezinho". E muito menos devem usar-se no Inverno, mesmo que tratando-se daqueles modelos com sola mais grossa que, para mim, representam uma certa perversão da ideia original, um contra-senso. Com meias, estragam mesmo qualquer eventual pretensão de elegância...

2 comentários:

Vic disse...

Bem, meu caro JC, eu não sou tão radical (é como no caso dos cafés. lembra-se?).
Também não aprecio os sapatos de vela com meias. Aliás, se exceptuarmos o nosso país, vê-se muito outros tipos de sapatos usados sem meias, algumas vezes até a acompanhar um "casual" look" de gravata. Tenho gostado de alguns, mas depende muito do tipo de sapatos e da roupa.
Eu, por razões que não consigo explicar, não consigo usar sapatos sem meias, excepto um modelo dos "clássicos" da Sebago (uns que têm um forro verde), e são estes que uso.
Também acho que usar os docksides com meias não faz muito sentido, até porque a parte superior é cozida de forma grosseira, e qualquer chuvada ensopa o interior do sapato, o que, com meias se torna bem mais desagradável se tiver meias. Mas a Timberland tem um modelo apropriado para o inverno, uma vez que são forrados por dentro, o que impede a água de entrar. Ora sendo um modelo de inverno, o uso de meias (arg les, de preferência) é perfeitamente aceitável, mesmo eu não apreciando.

Quanto a preversão da ideia original, meu caro, nesse caso não se usariam os sapatos de vela a não ser em desportos náuticos.

Abraço

(de qualquer forma, prefiro sempre os meus C&J a qualquer sapato de vela :-) )

JC disse...

No Verão, até os "loafers" uso sem meias. E como hoje fui almoçar ao Chiado, o que dá para ir mais "compostinho", mesmo com uns chinos e um casaco "mil-raias" por cima de uma polo. No Inverno,sapatos desportivos só os "brogues" de camurça ou pele c/ sola de borracha.
PS: então têm 8 e tal MM para o "Grande Elias" (bom jogador, mas preço inflacionado) e não têm dinheiro para um ponta de lança que saiba chutar à baliza? Ou um central decente? Ai, ai...