segunda-feira, agosto 08, 2011

A "ducal" comissão

Num arremedo de voluntarismo ditado por razões estritamente ideológicas, o PSD resolveu incluir no seu programa, quase como se fora ponto de honra, a privatização da RTP. Em função desse mesmo voluntarismo, não cuidou de ouvir operadores privados, inteirar-se de razões de mercado e assim sucessivamente. Ou seja: foi incompetente. Agora, mediante a oposição desses mesmos operadores privados, que por razões de mercado em crise temem concorrência acrescida e pela viabilidade das suas operadoras, questionado, ficou literalmente "à rasca" com a trapalhada em que se viu metido. Que fazer, então? Nomear uma comissão, pois claro, para estudar e definir aquilo que, depois de sete anos de oposição, já devia estar estudado e caberia aos orgãos políticos dirigentes do partido definir: o seu conceito de serviço público de comunicação social, em geral, e de televisão, em particular. Agora "enquanto o pau vai e vem folgam as costas" e pode ser que entretanto uma solução mágica caia do céu ou o assunto, tal como o parecer daquela comissão que há uns anos decidiu entregar a RTP 2 à "sociedade civil" com os brilhantes resultados que se conhecem, morra de morte lenta, "morrida matada". Difícil, difícil mesmo é demonstrar maior incompetência e resolver tal disparate. 

Nota: tal como aqui afirmei - e repito - nada tenho, em termos ideológicos ou de princípios, contra a privatização da RTP. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Um Duque..."iluminado". Uma comissão "entendida" (?). Uns tachos assegurados...Mais dinheiro do erário pública para os "sapientes" concluirem aquilo (que como diz, e muito bem) já deveria estar concluído há largos anos.
Será que o facto de ser comentador televisivo concede ao Duque o conhecimento necessário sobre o que é a comunicação social ? Tenho dúvidas. Mais do mesmo..."ducalmente" falando.

Cumprimentos

JC disse...

Comentário bem engraçado e c/ espírito.