quinta-feira, janeiro 21, 2010

José Eduardo Bettencourt, Sá Pinto e o populismo

Ricardo Sá Pinto não foi um jogador de eleição; um Luís Figo ou um Rui Costa que pelo seu virtuosismo, pela sua carreira internacional e títulos e prémios conquistados pudesse constituir uma referência a esse nível. Muito menos foi um Mário Coluna, um Humberto Coelho, mesmo um Vítor Damas (para citar alguém do SCP) , líderes que pelo seu profissionalismo e atitude dentro e fora de campo eram respeitados por companheiros, adversários, árbitro e dirigentes, constituindo um exemplo para todos eles. Pelo contrário: foi um jogador mediano, com uma carreira internacional sem grande relevância, mais notado pelo seu feitio irascível e pela sua instabilidade emocional do que pela qualidade técnica do seu futebol ou o respeito que inspirava. Por último, protagonizou um dos episódios mais lamentáveis do futebol português, ao agredir, de forma premeditada, o então seleccionador nacional. O ter voltado, depois disso, a vestir a camisola da selecção, apenas demonstra a falta de rigor e a pusilanimidade com que episódios deste tipo são normalmente resolvidos em Portugal – e não só no futebol, infelizmente. Por menos do que isso, apenas porque acontecido no “calor” de um jogo e não de forma premeditada, foi João Pinto afastado – e muito bem - dessa mesma selecção nacional. Nada, portanto, recomendaria o profissional Ricardo Sá Pinto para a cargo que veio a ocupar na estrutura dirigente do SCP. Ao chamá-lo a ocupar o lugar de director desportivo, José Eduardo Bettencourt nada mais fez do que ceder ao populismo da rua sportinguista, a mesma que forçou o despedimento de Paulo Bento, tentou invadir instalações privadas do estádio e exigiu o investimento em contratações no mercado de Janeiro cujo retorno o futuro se encarregará de analisar. Agora, ao manter Liedson no activo ao mesmo tempo que despede o respectivo superior hierárquico, apenas continua esse caminho de cedências, já que a mesma rua sportinguista que exigiu Sá Pinto lhe não perdoaria futuras derrotas atribuíveis ao afastamento do avançado.

Vindo JEB da Banca, onde o rigor e a seriedade são (ou eram, pelo menos até há bem pouco tempo) valores intocáveis, e tendo em atenção a sua formação académica, não deixa de ser estranha esta sua opção gestionária, só compreensível, mas não aceitável, como tentativa de se distanciar do perfil e práticas do seu antecessor. Faz mal- digo eu, seu adversário benfiquista: quem cede ao populismo mais desbragado acaba sempre por perecer às suas mãos.

5 comentários:

gin-tonic disse...

O Eduardo Bettencourt, pessoa que não conheço, mas de quem não tenho uma má ideia, é simplesmente manobrado por um sector sportinguista que, penso eu, se radica na "Juve Leo", nesse delirante Dias Ferreira, e outros que tais, e que, recentemenet apareceu em fotografias com o João Pereira no dia em que este passou a ser mais um sportinguista que o era desde pequenino...
Neste caso só havia uma solução: Sá Pinto e Liedson irem porta fora.
Mas isso...
Há uma velha história passada com o Félix, o chamado "pantufas".
Quando o Fernando Caiado veio para o Benfica o ordenado era superior aos que já lá estvam. Após um jogo no Campo dos Arcos em Setúbal, o Félix disse algo sobre a camisola do Benfica.
O Félix era um bom central. O Joaquim Bogalho decretou naquele dia que o Felix nunca mais vestiria a camisola do Benfica.
Assim aconteceu e do Felix não mais se ouviu falar.
Coisas dos tempos em que os animais falavam...

JC disse...

Tb conheço a famosa história do Félix. Mas nesse tempo, se os animais ainda falavam não sei, mas o profissionalismo era embronário e os jogadores não eram "activos" dos clubes. Tudo evolui, mas o JEB, no mínimo, deveria ter suspendido de imediato Liedson até á conclusão do processo disciplinar e indicação da penalização sofrida. Enfim... não quero estar para aqui a ser profeta na casa dos outros. Os "lagartos" que se entendam!

Anónimo disse...

O Gato-das-Botas,vulgo,Felix; o teu Malfica dos Portuguesitos-da-Porcalhota; Tu, do Bairro-da-Lata,vulgo,Zinco...Teem em denominador comum na estrutura genetica,uma tremenda deficiencia de PROGENITORIZACAO!!! E esta Hein?

Rui disse...

Desde que JEB se saiu com a ridícula patacoada do PB forever, que venho a assistir a um somar de erros comportamentais e de gestão do Presidente do SCP. E, porque conheço bem o mundo empresarial, interrogo-me, de cada vez que sai asneira, como é que o Sr. JEB atingiu um alto cargo no Santander. Para mim é um mistério. Pelo que tem feito, não o quereria certamente a trabalhar para mim...

JC disse...

Caro Rui: poderia ter sido eu a escrever este seu comentário...