quarta-feira, janeiro 13, 2010

História(s) da Música Popular (151)

David Seville - "Witch Doctor"
Bubblegum (II)
“Novelty songs” (o termo nasceu na Tin Pan Alley, o quarteirão de NY onde se localizavam as grandes editoras musicais nos anos pré-depressão) e “bubblegum music” não são bem a mesma coisa, embora frequentemente as denominações possam coincidir na mesma canção. Se formos consultar a “wikipedia” esta define como “novelty song” a comical or nonsensical song, performed principally for its comical effect, alertando-nos, contudo – e tem razão -, para o facto de nem todas as canções humorísticas serem “novelty songs. E eu acrescento que nem todas as "novelty songs" pertencem à categoria de “bubblegum music”. E, então, qual a diferença entre "bubblegum" music e “novelty song”? Eu diria, com todas as ressalvas de algo que aprendemos e sabemos distinguir mas temos sempre dificuldade em definir por palavras, que “bubblegum”, sendo música especialmente dirigida ao mercado adolescente e pré-adolescente, com algumas características infantis - “mastiga e deita fora - não integra necessariamente um elemento de humor (lá iremos no futuro). Mas o que é um facto é que a fronteira é por vezes difícil de marcar, a integração dos dois elementos ajuda ao sucesso e temos no passado uma série de exemplos em que “novelty songs” e “bubblegum music” coincidem nas características e propósitos.

O “post” anterior [Patti Page, “(How Much Is) That Doggie In The Window”] é disso bom exemplo e o de hoje também: David Seville (nome artístico de Ross Bagdasarian, 1919-1972) e o seu tema de 1958 “Witch Doctor” são este outro exemplo. Aliás, Seville, que tinha obtido o seu primeiro sucesso com “Come on-a My House” (Rosemary Clooney, 1951), começou com este “Witch Doctor”, conseguido pela reprodução do tema gravado a uma velocidade mais elevada, uma bem sucedida carreira na área das “novelty songs”, alargando o negócio e tornando-se “pai” e “avô” (o conceito e o negócio continuam e alargou-se ao vídeo e cinema, agora nas mãos de Bagdasariam Jr e, salvo erro, da Fox) de Alvin & The Chipmunks. Quanto a “Witch Doctor”, para surpresa geral chegou a #1 e por lá se manteve durante duas semanas. Foi o início da "caixa registadora".

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