quarta-feira, fevereiro 08, 2012

SCP: ganhar a Taça ou ser 3º no campeonato?

Até certo ponto, confesso estar em desacordo com os comentadores que afirmam ser mais importante para o SCP conseguir o terceiro lugar no campeonato do que ganhar a Taça de Portugal, baseando este seu argumento na possibilidade de acesso à Champions League. E para basear o meu raciocínio, invoco aqui, tal como o fiz no caso da transferência de João Moutinho para o FCP, o conceito de "brand equity": se as receitas da Champions League (e já lá iremos) podem dar muito jeito em termos financeiros, quando falamos do "valor percebido" do clube, da sua equipa de futebol e da marca "Sporting", ser eliminado pelo Nacional e perder assim a hipótese de conquistar um troféu com o prestígio da Taça de Portugal seria desastroso.

Acresce ainda que não só um clube como o SCP tem obrigação de lutar em ambas as frentes (tem o terceiro orçamento da Liga e seria esta, portanto, a sua classificação "natural"), como nada garante, no actual "estado da arte", que a equipa, mesmo conseguindo alcançar o apuramento para a terceira pré-eliminatória da CL, consiga ultrapassar os obstáculos que terá pela frente e ascender à fase de grupos, onde - enfim... - poderá ter hipótese de ganhar dinheiro "que se veja". E para os actuais problemas financeiros do rival do meu "Glorioso", o problema não será milhão a mais ou milhão a menos: é muito mais do que isso!

1 comentário:

VdeAlmeida disse...

Cá por mim, acho que ambos os objectivos são importantes. E alcançáveis. Vamos ver como corre.
E se as coisas a partir do jogo de hoje correrem bem, penso que o Sporting tem uma equipa suficientemente forte (a não ser que as lesões continuem a fustigar o plantel) para discutir as eliminatórias da Liga dos Campeões. E é bom lembrar que ainda faltam 14 jogos até ao fim da Liga, e não considero que o 2º lugar esteja absolutamente fora de questão. Na 2ª época de Paulo Bento, e com um plantel bem mais fraco, o SCP teve 11 vitórias seguidas na 2ª volta. O FCP ainda tem que vir à Luz, receber o SCP e tem outros jogos difíceis (aliás, nos últimos anos os jogos entre os "grandes" não têm decidido nada), pelo que 8 pontos não são irrecuperáveis.

Abraço