- Que com o terceiro orçamento da liga, muito abaixo dos dois primeiros, o seu lugar "natural" seria sempre o terceiro, e só um conjunto de circunstâncias muito favoráveis lhe permitiria chegar mais acima.
- Que constitui um erro crasso definir objectivos desproporcionados para os meios e recursos disponíveis. Uma vez mais, socorro-me do exemplo do meu clube e das afirmações fantasistas de Jorge Jesus na época passada.
- Que o exemplo do SC Braga não colhe, pois o seu projecto actual já nasceu há alguns anos e não existe no clube a pressão de um grande. Mesmo assim, com excepção da época 2009/2010 (as tais circunstâncias excepcionais), o SC Braga não consegue igualar SLB e FCP.
- Que revoluções nos plantéis raramente resultam, como o demonstra o exemplo, felizmente já antigo e ultrapassado, do meu "Glorioso" e o caso do Manchester City, que, apesar dos milhões, só este ano consegue lutar pelo título.
- Que os clubes têm de ter uma estratégia e um modelo de negócio consequentes e o SCP, tendo-o durante a década anterior e tendo obtido daí resultados, não tem actualmente nem uma coisa nem outra.
- Que despedir treinadores não resulta. Que teria acontecido ao meu clube se, depois da má época anterior, tivesse despedido Jorge Jesus?
- Que a estratégia de comunicação é essencial num clube profissional de futebol e, portanto, alguém deveria ter dado uma "mãozinha" a Domingos nessa área.
- Que, mesmo com razão, culpar os erros dos árbitros pelos maus resultados não leva a parte alguma. Os árbitros erram e se isso pode ser decisivo numa final ou eliminatória dificilmente o é numa prova longa e de regularidade. E, além de tudo o mais, é preciso contar e saber lidar com esses erros.
- Que chegaram ao jogo com o meu "Glorioso" apenas com um ponto de atraso e, com tudo a seu favor, perderam o jogo.
- Por último, que ser acrítico para com a gestão do clube e da sua equipa de futebol nem sempre é a atitude adequada de um sócio ou adepto que quer ver o seu clube ter êxito.
Eu sou o Gato Maltês, um toque de Espanha e algo de francês. Nascido em Portugal e adoptado inglês.
segunda-feira, fevereiro 13, 2012
10 pontos 10 que é preciso lembrar aos meus amigos "lagartos" - conselho de "lampião"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
1 - Esquece-se que nas mesmas circunstâncias, o Sorting em ficou em 2ºlugar e à frente do Benfica em 2007, 2008 e 2009, ganhou 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças, e o Benfica não ganhou nada.
2 - De acordo
3 - De acordo
4 - De acordo, mas desta vez ou se arriscava ou se mantinha amesma linha que tão maus resultados nos últimos 2 anos.
5 - Não sei qual foi a estratégia e modelo da década passada, porque actualmente a linha é a mesma quetem sido seguida desde 1995.
6 - De acordo. Mas é estranha a afirmação vinda de um benfiquista, tendo em vista o despedimento à 2ª jornada de Fernando Santos (o estratega/presidente do SLB era o mesmo), e o que aconteceu com o espanhol ex-amigo do LFV.
7 - Penso que Godinho Lopes tem tido um discurso positivo. Antes criticava-se que no Sporting todos falavam. Agora critica-se por ninguém o fazer?
8 - Por isso é que o Benfica fez o escândalo que fez nas 1ªs 4 jornadas do campeonato passado. Foi tal o chinfrim que o Vitor Pereira veio "explicar-se" em público, numa vergonhosa posição de submissão ao SLB.
9 - A favor, porquê? O SLB é que ia à frente e jogava em casa. Além disso, ainda me recordo "vagamente" dessa arbitragem
10 - Não é uma questão de se ser acrítico, e isso vê-se nos sites ligados ao SCP ou a seus apoiantes. Ou seria preferível vir-se para os jornais denunciar tudo aquilo que os sportinguistas acham mal no clube? Havia de ser bonito. Então é que todos iam dizer que estávamos face a um clube em que ninguém se entendia.
Não entendo de que modo é que, na sua perspectiva, se devia proceder
1. A diferença de orçamentos era na altura bem menor e o SLB era um clube desportivamente mtº (insisto, muito) mal gerido. Isto equilibrava as coisas. E o SCP tinha na altura um modelo de negócio e uma estratégia consistente.
4. Os problemas eram dois: se era de facto possível mudar a linha seguida e, se sim, qual a nova a adoptar e se era a correcta. Não se muda só pq sim ou pq se acha que.
5. Já por aqui expliquei várias vezes.
6. Mas lá por ser benfiquista tenho de estar de acordo c/ todos os disparates que faz a direção do meu clube? Como sabe, não poupo críticas quando não concordo. E não poupei e até já LFV fez. autocrítica.
8. Fez escândalo e fez mal, apesar da razão que lhe assistia. Por essa altura já o meu amigo era leitor deste "blog" e deve estar lembrado das minhas críticas contundentes.
9. O SCP jogou fez uma boa exibição e jogou contra 10 durante 1/2 hora. Não podendo dizer a expulsão de Cardozo tenha sido um erro, o árbitro utilizou um critério (mtº rigoroso) que muitos não utilizariam.
10. Na época de Quique Flores até o APV era clara oposição ao treinador no Trio d'Ataque e dizia dele o que Maomé não disse do porco. E lembra-se das críticas directas e abertas de mtºs benfiquistas, eu incluído, àquele miserável comunicado do ano passado emitido pela direcção do meu clube.
Enfim...
Abraço
Trio d'Ataque? E eu a pensar que o meu amigo não via esses programas!
Mas então, eu recomendava-lhe ouvir de vez em quando o "Grandes Adeptos" da antena 1 às 2ªs feiras, e ouça o que costuma dizer o comentador sportinguista, o Jaime Mourão Ferreira, para mim o melhor de todos os painelistas ligados ao SCP.
E também não estou de acordo com todos os disparates (e foram tantos na época de Soares Franco e Bettencourt)
Na altura, vi um ou outro exactamente por causa dessa posição do APV. Tal como ontem tb vi um excerto pois interessava-me a opinião de Oliveira e Costa s/ o SCP. Mas, repito, apenas o excerto c/ a opinião de ROC. Pequenas excepções que confirmam a regra. Mas não vejo, por sistema, esses debates c/ representantes dos clubes.
Enviar um comentário