segunda-feira, fevereiro 13, 2012

10 pontos 10 que é preciso lembrar aos meus amigos "lagartos" - conselho de "lampião"

  1. Que com o terceiro orçamento da liga, muito abaixo dos dois primeiros, o seu lugar "natural" seria sempre o terceiro, e só um conjunto de circunstâncias muito favoráveis lhe permitiria chegar mais acima.
  2. Que constitui um erro crasso definir objectivos desproporcionados para os meios e recursos disponíveis. Uma vez mais, socorro-me do exemplo do meu clube e das afirmações fantasistas de Jorge Jesus na época passada.
  3. Que o exemplo do SC Braga não colhe, pois o seu projecto actual já nasceu há alguns anos e não existe no clube a pressão de um grande. Mesmo assim, com excepção da época 2009/2010 (as tais circunstâncias excepcionais), o SC Braga não consegue igualar SLB e FCP.
  4. Que revoluções nos plantéis raramente resultam, como o demonstra o exemplo, felizmente já antigo e ultrapassado, do meu "Glorioso" e o caso do Manchester City, que, apesar dos milhões, só este ano consegue lutar pelo título.
  5. Que os clubes têm de ter uma estratégia e um modelo de negócio consequentes e o SCP, tendo-o durante a década anterior e tendo obtido daí resultados, não tem actualmente nem uma coisa nem outra.
  6. Que despedir treinadores não resulta. Que teria acontecido ao meu clube se, depois da má época anterior, tivesse despedido Jorge Jesus?
  7. Que a estratégia de comunicação é essencial num clube profissional de futebol e, portanto, alguém deveria ter dado uma "mãozinha" a Domingos nessa área.
  8. Que, mesmo com razão, culpar os erros dos árbitros pelos maus resultados não leva a parte alguma. Os árbitros erram e se isso pode ser decisivo numa final ou eliminatória dificilmente o é numa prova longa e de regularidade. E, além de tudo o mais, é preciso contar e saber lidar com esses erros.  
  9. Que chegaram ao jogo com o meu "Glorioso" apenas com um ponto de atraso e, com tudo a seu favor, perderam o jogo.
  10. Por último, que ser acrítico para com a gestão do clube e da sua equipa de futebol nem sempre é a atitude adequada de um sócio ou adepto que quer ver o seu clube ter êxito.

4 comentários:

Vic disse...

1 - Esquece-se que nas mesmas circunstâncias, o Sorting em ficou em 2ºlugar e à frente do Benfica em 2007, 2008 e 2009, ganhou 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças, e o Benfica não ganhou nada.
2 - De acordo
3 - De acordo
4 - De acordo, mas desta vez ou se arriscava ou se mantinha amesma linha que tão maus resultados nos últimos 2 anos.
5 - Não sei qual foi a estratégia e modelo da década passada, porque actualmente a linha é a mesma quetem sido seguida desde 1995.
6 - De acordo. Mas é estranha a afirmação vinda de um benfiquista, tendo em vista o despedimento à 2ª jornada de Fernando Santos (o estratega/presidente do SLB era o mesmo), e o que aconteceu com o espanhol ex-amigo do LFV.
7 - Penso que Godinho Lopes tem tido um discurso positivo. Antes criticava-se que no Sporting todos falavam. Agora critica-se por ninguém o fazer?
8 - Por isso é que o Benfica fez o escândalo que fez nas 1ªs 4 jornadas do campeonato passado. Foi tal o chinfrim que o Vitor Pereira veio "explicar-se" em público, numa vergonhosa posição de submissão ao SLB.
9 - A favor, porquê? O SLB é que ia à frente e jogava em casa. Além disso, ainda me recordo "vagamente" dessa arbitragem
10 - Não é uma questão de se ser acrítico, e isso vê-se nos sites ligados ao SCP ou a seus apoiantes. Ou seria preferível vir-se para os jornais denunciar tudo aquilo que os sportinguistas acham mal no clube? Havia de ser bonito. Então é que todos iam dizer que estávamos face a um clube em que ninguém se entendia.
Não entendo de que modo é que, na sua perspectiva, se devia proceder

JC disse...

1. A diferença de orçamentos era na altura bem menor e o SLB era um clube desportivamente mtº (insisto, muito) mal gerido. Isto equilibrava as coisas. E o SCP tinha na altura um modelo de negócio e uma estratégia consistente.
4. Os problemas eram dois: se era de facto possível mudar a linha seguida e, se sim, qual a nova a adoptar e se era a correcta. Não se muda só pq sim ou pq se acha que.
5. Já por aqui expliquei várias vezes.
6. Mas lá por ser benfiquista tenho de estar de acordo c/ todos os disparates que faz a direção do meu clube? Como sabe, não poupo críticas quando não concordo. E não poupei e até já LFV fez. autocrítica.
8. Fez escândalo e fez mal, apesar da razão que lhe assistia. Por essa altura já o meu amigo era leitor deste "blog" e deve estar lembrado das minhas críticas contundentes.
9. O SCP jogou fez uma boa exibição e jogou contra 10 durante 1/2 hora. Não podendo dizer a expulsão de Cardozo tenha sido um erro, o árbitro utilizou um critério (mtº rigoroso) que muitos não utilizariam.
10. Na época de Quique Flores até o APV era clara oposição ao treinador no Trio d'Ataque e dizia dele o que Maomé não disse do porco. E lembra-se das críticas directas e abertas de mtºs benfiquistas, eu incluído, àquele miserável comunicado do ano passado emitido pela direcção do meu clube.
Enfim...
Abraço

Vic disse...

Trio d'Ataque? E eu a pensar que o meu amigo não via esses programas!
Mas então, eu recomendava-lhe ouvir de vez em quando o "Grandes Adeptos" da antena 1 às 2ªs feiras, e ouça o que costuma dizer o comentador sportinguista, o Jaime Mourão Ferreira, para mim o melhor de todos os painelistas ligados ao SCP.
E também não estou de acordo com todos os disparates (e foram tantos na época de Soares Franco e Bettencourt)

JC disse...

Na altura, vi um ou outro exactamente por causa dessa posição do APV. Tal como ontem tb vi um excerto pois interessava-me a opinião de Oliveira e Costa s/ o SCP. Mas, repito, apenas o excerto c/ a opinião de ROC. Pequenas excepções que confirmam a regra. Mas não vejo, por sistema, esses debates c/ representantes dos clubes.