segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo" - "dress codes" (4). Gravatas de lã

Sou um fanático por gravatas de lã, quer sejam as de malha - direitas, sem aquele formato de "bacalhau" característico - quer regimentais ou de padrão "paisley" ou similar. São gravatas de Outono/Inverno, claro, que ficam especialmente bem com camisas de tecido "oxford", com ou sem colarinho "button down", e com um casaco de "tweed" ou "blazer" de sarja de lã. Já quanto ao seu uso com camisas "tattersall", exceptuando no caso das de malha lisas, é preciso ter alguns cuidados quanto à combinação de padrões, já que se torna bem mais fácil fazê-lo com as regimentais. As gravatas de lã vão igualmente bem com um fato cinzento de flanela, por tradição menos formal, e "brogues" picotados, mas, em minha opinião, esse é o limite quanto ao seu uso com fato no continente, já que no Reino Unido, com os fatos de "tweed", a história é bem outra.

Em Portugal não são actualmente fáceis de encontrar, principalmente as regimentais, mas a Wesley costuma tê-las, de padrão "paisley", do excelente fabricante inglês Drakes.

3 comentários:

VdeAlmeida disse...

Também gosto muito, e tenho uma colecção razoável que se vai enriquecendo. Actualmente há também as gravatas com padrões principe de gales ou pied de poule bem bonitas, e que ficam muito bem com camisa branca. Nas príncipe de gales, algumas têm uma risca de cor, e ficam bem com camisas lisas da mesma cor da risca. Depois, é preciso algum cuidado na escolha do casaco.
A Drake's agora está em saldo (infelizmente a Wesley raramente faz saldos de gravatas...), mas com os portes continuam a ficar para o caro.
Para quem gosta de gravatas regimentais, a Benson & Clegg e a Smart Turnout London têm boas colecções nada caras e têm lojas online.

Abraço

JC disse...

Thanks. Ainda tenho uma ou outra gravata regimental de lã dos meus tempos de juventude...

Anónimo disse...

tenho uma loja em bruxelas onde compro as minhas... mas gosto mis de cores solidas sem muitos padrões ou desenhos...