quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo" - "dress codes" (2)

Ora continuemos com a bombazina...

  • Se em vez de calças clássicas falarmos de "jeans", existe uma semelhança entre os "jeans" de bombazina e os tradicionais de "denim" (penso que o termo deriva da proveniência do tecido original, "de Nîmes"): ambos, se relativamente justos ás pernas, podem ser usados com botas de vários tipos  (pessoalmente, prefiro os modelos "Chukka", em camurça, ou os tradicionais botins de pele). Também com "monkstraps" ou outros sapatos de camurça e, se as raias do veludo forem bastante finas (e só nesse caso), "loafers" do tradicional modelo da Sebago, desta ou de outra marca, sempre em castanho ou "bordeaux" e nunca em preto. Pessoalmente, nunca uso "jeans" de bombazina com "loafers", mas admito o contrário, especialmente naqueles dias de Outono ou Primavera que não são "carne nem peixe".
  • Mas existe também uma diferença fundamental entre os "jeans" de bombazina e os de "denim": os primeiros nunca devem ser usados com ténis ou com os tradicionais "docksides" (sapatos de vela), já que não são calças de Verão ou de veraneio. Muito menos, e por isso mesmo, devem ser usados sem meias.

4 comentários:

VdeAlmeida disse...

Meu caro, esta coisa dos dress codes tem muito que se lhe diga e mudam muito, conforme as modas.
Eu não sou muito de me reger por dress codes (mas sigo alguns, embora prevaleça sempre o meu gosto pessoal). Veja que, por exemplo nos EUA, é quase inconcebível usar calças brancas (ou mesmo beje claro) no outono/inverno (constatei isto nalguns foruns e blogs de moda deles), chegando ao extremo de até terem uma data fixa para, a partir da qual, o uso do branco já é aceitável. Considero isto uma imbecilidade (ainda ontem usei umas calças de algodão quase brancas), tal como o considero a regra que eles têm de que não será nunca aceitável usar loafers com um fato. Se viessem até Lisboa - ou mesmo Madrid, Londres ou Paris - ficariam horrorizados com a quantidade de homens que veriam envergando os seus belos fatos juntos com um par de loafers.
Depois, há situações que impedem a aplicação de quaisquer regras. Veja-se o caso dos fatos. Quase aposto que o JC é adepto de um bom corte estilo inglês, com o casaco de ombros estruturados, cintado mas não excessivamente, e calças a cair direitas sobre o sapato. No entanto, uma das mais conceituadas linhas de corte actuais é a napolitana, com casacos de ombros destruturados, muito justos, e calças a estreitar em baixo, algumas vezes sem chegarem a tocar o sapato (deixando bem visível a meia). E muitas vezes, o fatinho usado com sapatos muito ao estilo italiano e sem meias, mesmo no inverno.
E o curioso é que esta tendência tem muita aceitação nos EUA, tão rigorosos em relação ao uso de fato com loafers.
E muito mais haveria para dizer, mas fica para a próxima.
Abraço

JC disse...

Meu caro:
Claro que tudo isto tem alguma coisa de pessoal, mas há princípios básicos a respeitar. Por exemplo, e embora eu não use "loafers" c/ fato, admito tal, desde que com um fato mais desportivo (flanela, por exemplo) e com uma camisa "button down", sem gravata ou com uma gravata de lã. Mas já acho inconcebível "loafers" com um fato mais formal ou qualquer um c/ "jaquetão". Pessoalmente, nem c/ blazer "jaquetão" uso "loafers".
Quanto aos italianos, usando a expressão da moda "é cena que não me assiste".
Abraço

VdeAlmeida disse...

Bem, os italianos têm coisas bem feitas. Já têm uma industria de calçado topo de gama muito boa (Bontoni tem sapatos espectaculares) e os alfaiates mais clássicos têm um corte impecável - Luciano Barbera ou Rubinacci são dois bons exemplos - e nos "gravateiros" (será que inventei uma nova profissão?) também há grandes mestres. Aliás, grande parte dos tecidos de gravata ingleses são importados de Itália, tal como os tecidos para fato, dos quais a Loro Piana é só um exemplo (provavelmente o meu caro até terá para aí um blazer feito com tecido de lá fria da Loro Piana).
Mas já agora, e se tiver tempo, dê uma olhada pela net e procure por fotos tiradas durante a recente Pitti Uomo. Vai ter algumas surpresas (agradáveis, outras nem tanto).

Abraço

JC disse...

Vou ver. Thanks.