sexta-feira, fevereiro 17, 2012

"Death by hanging"

Em Portugal, felizmente, não existe pena de morte legalmente instituída. Repito, "legalmente instituída". Mas o que é facto é que ela parece existir, de modo informal, sem julgamento e com total impunidade para os seus executores, à disposição das forças policiais sempre que tal lhes aprouver, seja através de "snipers" apontando as suas armas com mira telescópica à cabeça de assaltantes de bancos, policias com excesso de zelo e falta de respeito pela vida dos cidadãos em operações "stop", detidos que entram vivos numa esquadra e de lá saem mortos (ou, com sorte, em mau estado) e, agora, também de um preso que deveria estar sujeito a segurança máxima e vigilância total e, oh, surpresa das surpresas, aparece enforcado na sua própria cela. Parece que já nem para cumprir uma das suas funções essenciais - vigiar os presos colocados à sua guarda - podemos confiar no Estado.

Digamos que não vou ao ponto de pedir a demissão da ministra Teixeira da Cruz, mas, para além de ser caso para exigir, enquanto cidadão, um rigoroso inquérito às condições de detenção nas cadeias portuguesas e deste preso em particular, será mesmo caso para tal se a ministra não exonerar rapidamente o responsável pelos Serviços Prisionais e o director da prisão em causa.

7 comentários:

pois disse...

"aparecer" enforcado era uma coisa que até gostava de ver, meu caro

Tiago disse...

Mas parece que tal facto não constitui um qualquer problema... na opinião pública não há sinais de qualquer protesto civil ou político em relação ao caso.

Se excluirmos claro os que se regozijam com tal facto.

JC disse...

O problema é esse, Tiago, as pessoas gastam demasiado tempo a comentar "fait divers" e esquecem o essencial. Sintoma de atraso, mas tb de "macaqueação" dos "media".

Caro pois: seja bem vindo, embora a disposição não deva ser boa. Mas quando se perde contra quem é melhor, nada a fazer, senão "aparecer".

Karocha disse...

Um enforcamento mesmo a calhar JC.

pois disse...

Meu caro, como Santana, ando sempre por aqui, aparecer é que não. É melhor não.

JC disse...

Por não terem de pagar os tratamentos do cancro, Karocha? Espero não tenhamos ainda chegado a esse ponto...

Karocha disse...

Já não digo nada JC!!!