segunda-feira, setembro 28, 2009

Três pequenas notas sobre a noite eleitoral

  1. O problema de uma certa pulverização partidária na composição da próxima Assembleia da República não seria grave em si mesmo. O verdadeiro problema consiste no facto de três desses partidos terem uma agenda política radical, dois deles colocando-se fora do quadro da democracia liberal e um terceiro apresentando um ticket eleitoral com laivos de um populismo muito próximo da extrema-direita europeia. Aquele que poderia constituir-se como oposição responsável perdeu e irá entrar em período sabático. A crer nas afirmações de Mira Amaral e de Jorge Neto, já terá mesmo começado a sua “Nacht der langen Messer”...
  2. Alguém vai ter pela frente tempos difíceis... Quem? Aníbal Cavaco Silva. Principalmente porque a capacidade e habilidade políticas estão longe de ser um dos seus activos mais evidentes.
  3. Bandeiras do movimento LGBT estiveram nas comemorações de vitória do PS, demonstrando que soube roubar ao “Bloco de Esquerda” um dos temas que fizeram este crescer. Resultado? Cada vez mais a agenda do Bloco tem dificuldade em se diferenciar da do PCP, valendo a imagem de pós-modernidade urbana que no tempo certo soube construir.

4 comentários:

Rui disse...

Duas notas:

1. O PS não vai poder governar à esquerda, contrariamente ao que eu pensava. O resultado do PP veio baralhar. E para quem é de direita, como eu, embora não tivesse votado PP, porque não me revejo no Sr. Portas, é um mal menor.

2. A partir de agora desejo as maiores felicidades ao Sr. Sócrates, fazendo votos que leve este País para a frente. Quanto ao PR duvido que tenha capacidade para deglutir a sapolândia que se avisinha... Quem semeia ventos..

JC disse...

O PS nunca governaria à esquerda, excepto nas questões ditas fracturantes e sociais. o problema para mim, agora, não é com quem vai governar, mas, depois disso definido, como. Se vai continuar uma política de reformas (que conquistou o meu voto) ou ficar quieto... Mas esse é um problema que tb se poria se tivesse tido uma maioria absoluta. Lá iremos...

JC disse...

Ah, quanto à sapolândia: vamos ver o PS ser o mair defensor de ACS...

Rui disse...

O PS teria que governar bastante mais à esquerda se tivesse ficado à mercê do BE, o que não se verificou. Relativamente às reformas tendentes a tornar Portugal uma Nação mais moderna, repare que elas implicam tanto medidas defendidas pela esquerda, como outras provavelmente de direita. Aliás esta distinção entre direita e esquerda torna-se a maioria das vezes inócua e despropositada, hoje em dia. O que é preciso é ter coragem para tomar medidas que visem tornar este País, mais educado, civilizado, menos corrupto e logo mais competitivo. Acho que mereceríamos a consideração dos políticos do centrão de modo a que em matéria de educação, estabelecessem um pacto de regime para os próximos 30 anos no sentido de mudar radicalmente o panorama actual. Podem-me chamar Thomas More, mas que esta era a solução certa, lá isso era.

Concordo consigo quanto a ACS. Mas falta dizer que ACS a confirmar-se que o caso das famigeradas escutas foi um abominável erro de encenação, vai ficar refém de quem aparentemente queria fazer a cama.... Ora isso é o pior que lhe podia acontecer... No minimo, vai ser divertido...