terça-feira, setembro 29, 2009

Cavaco Silva ou a minha viagem no tempo

De repente, Cavaco Silva conseguiu a rara habilidade de me fazer transportar no tempo, aos anos setenta do século passado, era eu aluno do ISE (actual ISEG) e ele, Cavaco Silva, meu professor de Finanças Públicas (acho, na altura, nos anos pós-revolução, se chamava Economia Pública). De repente, perante mim, agora mais envelhecido e através da televisão, ali estava ele: o meu professor inseguro, desconfiado, de mentalidade mesquinha, que não fala claro nem directamente com as pessoas.

De facto, por muito que as suas funções variem no tempo, por muito que, por essa via, mundos amplos se lhes abram, há pessoas que, talvez porque demasiado marcadas pela pequenez da infância, são mesmo incapazes de mudar, de assumirem um estatuto que as transcende, de algum sinal ou gesto de grandeza.

5 comentários:

ié-ié disse...

Há bruxas, há mesmo!!! No jantar hoje de anos da minha sobrinha, um conviva, ex-aluno de Cavaco em "alcoólicas e borracheiras/bagaceiras", disse exactamente o mesmo do prof.!!!!

LPA

oscar carvalho disse...

Infelizmente dou-lhe completa razão.

JC disse...

Esqueci-me de acrescentar "complexado". Lembro-me que tive uma pequena discussão c/ ele antes do exame, pois ele queria fazer um teste convencional e eu, que tinha estudado o livro dele, o do Teixeira Ribeiro e o do Musgrave que nem um danado (e, na altura, tinha a mania que era vivaço e sabia de economia...), queria que o teste fosse completado c/ um trabalho individual, pois achava podia contestar algumas teorias do Musgrave (o desplantes deste "cotomiço"!!!). Manteve-se na dele. lá fiz o exame e lá me deu um 12, na altura, para ele, una nota acima da média.
Isto é apenas uma pequena história que nada significa, mas duvido mtª gente possa do ACS professor ter uma opinião mtº diferente da que expressei no "post". Como economista - já o disse - é um técnico competente.
Cumprimentos

dk disse...

Mas actualmente tem (ou deveria ter) um "staff" que contribuisse para agir da melhor maneira.

JC disse...

Há coisas que um "staff" não consegue mudar... E quer-me parecer que ACS terá alguma preferência por "yes men" atentos veneradores e obrigados.