quinta-feira, setembro 03, 2009

História(s) da Música Popular (140)

Dr. Feelgood ("Piano Red") & The Interns - "Mr. Moonlight"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XXIII)
Vários êxitos do período inicial dos Beatles são, como temos visto, “covers” de originais da música negra americana. Mas, assim muito de repente e sem grande investigação (também sem a ajuda do expert LT), penso “Mr. Moonlight”, um original de Dr. Feelgood & The Interns, terá sido, ao contrário do acontecido com Rolling Stones, Manfred Mann, Animals e outros, que fizeram do “blues” a sua inspiração, o único tema gravado pelo grupo de Liverpool directamente picked up de um intérprete de “blues”.

Na realidade, Dr. Feelgood (William Lee Perryman – 1911-1985), um pianista de blues também conhecido como “Piano Red” e com referências iniciais jazísticas, tocou, ao longo da sua vida, com nomes sonantes da cena de "blues" americana, tais como “Blind” Willie McTell e Willie Dixon, para além de se reivindicar da herança do piano de Fats Waller. Em 1962 gravou para a “Okeh Records”, uma etiqueta onde, nos anos 50 do século XX, gravaram vários nomes da música negra - Big Maybelle, por exemplo, para citar um dos meus favoritos - este tema de Roy Lee Johnson, retomado pelos Beatles em 1964 para inclusão no seu 4º álbum “Beatles For Sale”. Não será dos temas mais conhecidos do grupo, nem referência do "Liverpool sound" ou da “British Invasion”, mas a sua importância derivará muito mais dessa sua origem (rara nos Beatles) num músico de “blues”.

Curiosamente, um outro tema de “Piano Red”/ W. L. Perryman, denominado exactamente “Dr. Feel-Good” (um sinónimo para heroína), foi também gravado por um grupo britânico nesse mesmo ano de 1964, neste caso os meus muito estimados Johnny Kidd & The Pirates. Mas fiquemo-nos por “Mr. Moonlight”...

2 comentários:

ié-ié disse...

JC:

Não mereces obviamente o atraso a que involuntariamente te votei, mas deixa-me dizer-te que te saiste muito bem.

Das bandas que citaste, os Beatles são claramente os mais brancos (apesar das muitas versões que fizeram da música negra norte-americana), mas blues não era muito a "cup of tea" deles, apesar de alguns "ameaços" ("i want you", "yer blues" e provavelmente outras que o cansaço não me permite agora descortinar...).

LT

JC disse...

Thanks a lot!