segunda-feira, julho 20, 2009

A propósito do BPN e, agora, de Arlindo Cunha: o "cavaquismo" como projecto de sociedade ao qual quase ninguém escapa ileso

Sejamos claros, uma vez mais. O que está em causa no caso BPN (agora que atingiu Arlindo Cunha) é muito mais do que o ilícito de alguns administradores, ex-dirigentes do PSD e antigos membros de um governo deste partido. Muito mais do que a qualidade de supervisão do Banco de Portugal, as virtudes, os erros ou os excessos do chamado neo-liberalismo. O que está verdadeiramente em causa tão pouco é um partido (o PSD). Em julgamento está aquilo que para o futuro ficou conhecido como "cavaquismo": um modelo de desenvolvimento, um projecto de sociedade baseado nas grandes obras tangíveis mesmo que inúteis, na “obra feita”, nas “novas centralidades”, na subversão (mais do que isso: na inversão) de uma hierarquia de valores até aí socialmente aceites, no desenvolvimento de uma classe empresarial e de uma nova burguesia nascida e fortalecida na corrupção à sombra do Estado protector e apontada mediaticamente como exemplo a seguir.

É o falhanço do projecto de sociedade cuja denúncia fez os dias de glória do “Independente”: o Portugal do dinheiro novo, da sociedade afluente inculta e boçal, da glorificação dos “empresários” e do "sucesso" e do escárnio dos intelectuais, das minorias cultas, do trabalho organizado e do "saber". Um projecto, sejamos claros mais uma vez, a que o actual Presidente da República deu cobertura (daí a sua incomodidade) e a que o próprio PS, principalmente ao nível autárquico, esteve longe de ficar imune e impune. Tudo isto perante um PCP prisioneiro dos seus fantasmas ideológicos e um CDS em desagregação, incapaz de perceber a diferença entre o oiro durável e o pechisbeque de ocasião. Como no filme, infelizmente, ninguém sai ileso e é esse o drama. Ainda hoje.

8 comentários:

gin-tonic disse...

Completamente de acordo e mais o negociata das universidades privadas...

JC disse...

Esse foi só um pequeno pormenor... No meio de tanta coisa até passa: só para lá vai quem quer. Nas minhas equipas, e se não considerarmos a Católica como privada (eu não considero), nunca entrou nenhum licenciado por tais universidades!

Unknown disse...

em cheio e sem meias palavras. infelizmente, os valores e os tiques que aí cresceram ainda estão presentes na nossa sociedade e formaram, em grande parte, o caldo onde cresceu a actual geração de jovens, que herdou esta maneira enviesada de olhar o mundo.
vai demorar anos, limpar a porcaria que tapa a visão dominante.
carlos

JC disse...

Obrigado, Carlos, pelas suas simpáticas palavras.

Anónimo disse...

Arlindo Carvalho! A notícia está errada como poderá confirmar com a SIC. Arlindo Cunha nada tem a ver com o caso BPN.

Anónimo disse...

1, tetracycline 500,

Anónimo disse...

0, accutane,

Anónimo disse...

2, generic cialis,