terça-feira, julho 28, 2009

O presidente do S. C. de Braga é traído pelas palavras...

O presidente do Sporting Clube de Braga, António Salvador, ao afirmar hoje que “não estou a ver o Benfica a pagar ao Braga para levar algum jogador" está a levantar apenas a ponta do véu que esconde (mal) o que se passa com a compra do passe de alguns jogadores a esse e outros clubes por parte de alguns clubes grandes (leia-se, FCP), jogadores esses que se sabe de antemão muito dificilmente constituirão qualquer valor acrescentado, do ponto de vista desportivo, para a sua nova equipa: trata-se, apenas, de financiamentos encapotados que permitem o funcionamento de um efectivo esquema de corrupção. Posteriormente, esses jogadores serão maioritariamente emprestados a outros clubes concorrentes à mesma competição, empréstimo esse igualmente correspondendo a um financiamento com as naturais contrapartidas. Entretanto os passivos aumentam exponencialmente, apesar de algumas vendas milionárias, e o campeonato nacional é algo que fica viciado à partida. Para não falar da indústria que definha...

Que a Liga aceite este “esquema” não admira: muitos clubes (FCP, Olhanense, V. de Setúbal, Sporting de Braga, Académica, Estrela) dele beneficiam ou beneficiaram, pelo menos no curto prazo, olhando para a árvore mas ignorando a floresta. Que o país que gosta efectivamente de futebol (existirá?) e as entidades oficiais o admitam passivamente já me parece mais estranho...

Parece-me chegou o tempo de quem de direito (FIFA, UEFA?) encarar de frente a hipótese de limitar drasticamente os empréstimos a quem dispute a mesma competição e, porque não?, agir estabelecendo um número máximo permitido de jogadores sob contrato. Tudo isto me parece bem mais importante, e barato, do que as novas tecnologias do comentador Rui Santos.

2 comentários:

Rui disse...

Acho que deveria elaborar um pouco mais sobre este assunto, que é na realidade esquesito... Mas o curioso é que não me recordo de ouvir qualquer comentário ao tema, dos lados da 2ª Circular... Porque será?

JC disse...

Não é inteiramente verdade o que diz. Não só o SLB já se referiu ao tema no jornal do clube (eu sei que tal jornal não prima, como o de nenhum outro clube, pela isenção) como já propôs a limitação do nº de jogadores emprestados. De qualquer modo, embora eu seja e assuma o meu benfiquismo, penso por mim próprio e acho a proposta isuficiente, pecando por um certo oportunismo e penso se deveria ir bem mais longe, no sentido que afirmo no "post2 e já tenho proposto aqui pelo "blog"
Cumprimentos