quinta-feira, julho 09, 2009

Isabel Meireles e as opções do PSD

Não reconheço no perfil e experiência políticos de Isabel Meireles nada de especialmente relevante que a recomende como candidata por qualquer um dos partidos do chamado “arco governamental” à presidência de uma das mais importantes câmaras municipais do país. Dela conheço a sua actividade como comentadora de assuntos europeus da TSF, tema do qual é especialista e no qual, de acordo com esses seus comentários, sempre me pareceu pessoa razoavelmente conhecedora e competente, o que talvez indiciasse um perfil mais consentâneo com uma candidatura ao parlamento de Estrasburgo. Poder-se-ia argumentar que se trata de alguém com notoriedade mediática, um pouco à semelhança do que em tempos aconteceu em Sintra com a candidata do PS Edite Estrela (uma má escolha, como se provou), mas, dando de barato que isso constitui condição suficiente para gerir uma importante autarquia, o que está longe de ser verdade insofismável, nem sequer me parece ser esse o caso de Isabel Meireles, excepto junto de alguns (poucos) que seguem estas coisas com mais atenção e para os quais essa notoriedade não será assim tão importante e decisiva na hora da escolha.

Tendo dito isto, talvez argumentem que, face à recandidatura tida como ganhadora de Isaltino Morais, um homem com origem no mesmo partido (PSD), poucas hipóteses havia de escolher alguém que, à partida, teria boas hipóteses de vir a sair derrotado. Mas coloquemos a questão de outro modo: face à recandidatura de alguém oriundo da área do PSD, mas acusado e em julgamento por crimes e irregularidades praticados no exercício do seu mandato político, não seria quase obrigação de um partido com vocação de governo, à partida o melhor posicionado para derrotar o actual presidente, apresentar um candidato politicamente forte, capaz de provar, no campo dos princípios, dos valores e das ideias, ser possível vencer o candidato Isaltino Morais, e tudo aquilo que ele representa, no combate eleitoral? Não seria esse o exemplo que os cidadãos esperariam e não a capitulação perante alguém que, por muito que se fale da “obra feita” (cada vez que oiço o termo, devo dizer me torço todo), representa o que de pior se pode apontar ao poder local?

Pelos vistos PSD não pensou assim, ou então Isabel Meireles terá capacidades que não reconheço ou desconheço e estarei a ser injusto na minha apreciação. Sinceramente, apesar de não ser habitante do concelho e, assim, não poder contribuir com o meu voto para o desfecho eleitoral, este é um dos casos em que gostaria mesmo de estar errado.

10 comentários:

Rui disse...

Caro JC,

Penso que infelizmente não está errado e que até está a ver bem as coisas. Jogar um candidato pouco conhecido da maioria das pessoas é uma tática defensiva, tipo gato escondido com o rabo de fora, pois se o PSD perder não fará grande mossa. Agora, lançar contra o actual cacique um nome sonante e colher de seguida uma derrota, doi bastante mais... Por isso Isabel Meireles...
Aqui para os meus lados vai haver uma peixeirada das antigas: a Câmara de Matosinhos, com Narciso Miranda a correr por fora... Dizem que o candidato do PSD, que é o grande cientista da bola Guilherme Aguiar, até pode ganhar já que N. M. e o actual presidente dividirão o eleitorado PS. E assim vai o mundo. Uma grande seca meu caro Ega!

JC disse...

1. Pois já lá vai o tempo da coragem política. Quantas vezes Mitterand e Churchill perderam antes de ganharem?
2. Pois optar entre Narciso Miranda,Guilherme Aguiar (tal como Elisa Ferreira no Porto,um testa de ferro do P. da C., e o candidato oficial do PS, que penso seja um tal de Guilherme Pinto (acho é este o nome)é de facto um problema. Se quer a minha opinião, tb em Lisboa já votei em branco e até no MRPP, o que era mais ou menos o mesmo que votar branco. A minha solidariedade, caro Rui, pois não quereria estar no seu lugar!

Rui disse...

Obrigado pela sua preocupação e solidariedade, mas felizmente não vai ser necessária. Com efeito, sendo morador em Nevogilde/Foz o problema é igual a zero, uma vez que o RR dá dez a zero à candidata do PC (leia-se Pinto da Costa). Segundo li hoje no "Publico" o PS já tirou o tapete à D. Elisa e põe-se incusivamente a hipotese de ter de desistir. Mas era bom que fosse a votos, para aprender. Relativamente a Matosinhos irei assistir às promissoras peixeiradas... Porque se não levarmos estas coisas a rir então corremos o risco de chorar...

Anónimo disse...

Hi! Do you know if they make any plugins to
assist with Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good success.
If you know of any please share. Cheers!
Also visit my web site :: panic attack

Anónimo disse...

I think this is one of the most significant information for me.
And i'm glad reading your article. But want to remark on some general things, The web site style is wonderful, the articles is really nice : D. Good job, cheers
Also visit my page ; borkum riff

Anónimo disse...

Awesome website you have here but I was curious about if you knew of any discussion boards that cover the same topics discussed here?
I'd really like to be a part of community where I can get advice from other experienced people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Appreciate it!
My web site - drum tobacco

Anónimo disse...

Valuable information. Fortunate me I found your website by chance, and I'm shocked why this twist of fate did not came about in advance! I bookmarked it.
Visit my website - mac baren

Anónimo disse...

Link exchange is nothing else but it is only placing the other person's website link on your page at suitable place and other person will also do similar for you.
My website > Erinmore mixture

Anónimo disse...

Keep on writing, great job!
Also visit my homepage - golden virginia tobacco

Anónimo disse...

Thanks a bunch for sharing this with all of us you really recognise what you are
speaking about! Bookmarked. Please additionally consult with my web site =).
We could have a link change agreement between us
Also see my website: http://asuntoturkista.net/