segunda-feira, janeiro 14, 2013

Ainda o SLB - FCP

Não se dando manifestamente bem com o modelo de jogo do FCP, deve o "Glorioso" mudar o modo como habitualmente joga? Não acho, nem estruturalmente e muito menos quando defronta o FCP ou adversários com uma ideia de jogo semelhante ao perfilhado por este: o SLB nunca jogou "em posse", muito menos no consulado de Jorge Jesus, uma equipa não pode mudar de modelo de jogo consoante o adversário e o FCP desde os tempos de Pedroto que joga de forma mais ou menos idêntica. Seria pois um disparate o SLB começar agora do zero e tentar jogar imitando o adversário. De certo modo, seria como se o Real Madrid tentasse passar a jogar "à Barça".

Mas pode fazer adaptações estruturais que, não modificando a sua ideia de jogo, a tornem mais eficaz quando defronta equipas do seu campeonato, sem prejuízo significativo da suas prestações nos 95% de jogos em que o desequilíbrio é evidente. Quais? Bom, uma das hipóteses é colocar à frente de Matic um jogador com maior capacidade para recuperar e ter a bola. Na época passada tinha Witsel e contra o FCP as coisas não correram lá muito bem, dirão... Pois, é verdade, mas tinha Javi Garcia em vez de Matic, e este é bem melhor com a bola nos pés e no passe. Além disso, Javi era mais posicional, o que obrigava Witsel a  jogar em terrenos mais recuados, e a equipa não tinha alas desequilibradores como tem este ano Salvio e Ola John. Outra hipótese é um ala que feche no meio e "roube" bolas sem perder eficácia atacante, como o era Ramires. Gaitán sabe fechar no meio e ter bola, mas a sua capacidade defensiva é limitada e é menos um jogador de passe e mais de condução de bola, com perigos evidentes da sua perda em terrenos proibidos contra equipas que sabem pressionar alto. Mas é por um destes caminhos que o SLB deve ir, para além, evidentemente, de conseguir entrar no jogo sem ser a caminhar sobre brasas e assim dar abébias". Mas para isso, para tal conseguir são precisas vitórias, e as últimas derrotas em casa contra o FCP deixaram com certeza as suas marcas.

2 comentários:

gin-tonic disse...

Caro JC,
Não vou fazer-te perder tempo com o defunto JJ, pois de há muito sabes o que penso do rapaz.
O que me causou surpresa foi o facto de, na conferência de imprensa, ter perdido o habitual estilo labrego, e no meio de tanta serenidade até se permitiu saudar e louvar (nada contra, diga-se!) os jogadores do FCP.
Qualquer coisa não bate certo ou bate certo em demasia.
Cheira-me que o homem já está calçado e rumará para o norte.
OH! Happy Day!
Que vá pregar para outra freguesia.
Pena não ser já amanhã.
Em tempo: claro que o JJ não tem culpa de o Artur desatar a oferecer golos e o Cardozo, baliza aberta, com o seu melhor pé, mandar a bola contra a luva do Herton.
Mas isso já é uma outra história...
De resto, antevendo o disparate nem lá pus os pés!...

JC disse...

Caro Din-Tomic: não foste lá? És homem de pouca fé!... Mais a sério: não entro em teorias da conspiração e tb sabes estou longe de considerar JJ o melhor ou dos melhores do mundo. Mas antes dele sair mostrem-me uma boa alternativa e eu aplaudirei com entusiasmo. É isso.
Abraço