quarta-feira, janeiro 23, 2013

Digamos que a "coisa" até foi bem feita...

Não vou voltar ao tema "tout court" do "regresso aos mercados", já que me parece tudo ou quase tudo já foi dito. Do que por aí circula, recomendo o editorial do "Jornal de Negócios" de hoje, de Pedro Santos Guerreiro, e o que aqui escreve José Pacheco Pereira. Quem for preguiçoso nas leituras, escusa de se esforçar muito mais; tem aqui o suficiente.

Mas resta-me acrescentar que as consequências políticas no curto-prazo são evidentes, potenciadas pelos, mesmo que "arranjados", números do "déficit" que hoje chegarão, desde o desconforto de António José Seguro, externa e internamente no partido, até à contra-ofensiva dos comentadores afectos ao governo, como JMF e António Costa - o do "Diário Económico". De caminho, Vítor Gaspar ganha credibilidade interna e ainda maior peso político, o governo, depois dos "faux pas" que foram a conferência do Palácio Foz e o relatório do FMI, ganha respeitabilidade e sentir-se-à mais à vontade para passar à ofensiva no caso da "refundação" do Estado, o"share of voice" do governo subirá em flecha nas televisões nos dias que se vão seguir e algumas hesitações não deixarão e surgir em muitos cidadãos que se não reconhecem nas opções do governo, principalmente no sector cristão-democrata do PSD e em algumas vozes críticas do CDS, mesmo dos que estão no governo. Digamos que, neste particular, o "truque" até foi bem feito, principalmente para quem desdenhava das acções de propaganda dos governos de José Sócrates. Duvido, contudo, que tal como acontece com os truques de magia, tudo isto resista ao tempo. Mas, para já, deixa muita gente embasbacada, e um "óóó..." de admiração não deixará de se fazer ouvir durante uns tempos.

2 comentários:

Anónimo disse...


No plano politico não é mais do que uma forcinha da troika a um governo moribundo pegando fogo ao circo. No que ao PS diz respeito...Seguramente que com Seguro (o Passos 2) não vão lá. Aliás já estão a pedir a realização de um congresso rápidamente...para colocar Costa na liderança ?

Quanto ao regresso aos mercados, gostei da análise de JPP, mas de uma forma mais técnica a realidade (ou o futuro) não resistirá (como bem diz, ao tempo.

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2013/01/o-estado-portugues-regressa-aos.html

Cumprimentos

JC disse...

Temos de concluir que, como acção política de curto-prazo, é a coisa é mesmo bem feita. Tenho de tirar o meu chapéu.