terça-feira, janeiro 29, 2013

"Merseysound" e "Rhythm & Blues" (1)

The Searchers - "Needles And Pins"

The Animals - "I'm Crying"

Desculpem lá se vou simplificar um pouco as coisas, mas se não nos importarmos muito com essa simplificação, talvez um pouco abusiva para os mais puristas, podemos dizer que a cena do pop/rock britânico dos anos 60 tem origem em dois grandes ramos da música popular: o chamado "merseysound", nascido em Liverpool e que deve o seu nome à região e ao seu rio homónimo, e o "rhythm & blues", que não se pode dizer tenha uma região ligada ao seu nascimento, mas em cuja génese Londres e os seus Marquee e Crawdaddy Clubs, este último em Richmond, nos subúrbios da capital, tiveram papel preponderante. Talvez, e também sem demasiado rigor, se possa dizer que o "skiffle" assume na génese do "merseysound" um papel que não teve no "rhythm & blues", onde a influência dos nomes do "blues" americano (John Lee Hooker, Muddy Waters e até um dificilmente classificável Bo Didley) foi decisiva. Claro que o "rock" americano se mistura em doses variáveis por ambos, como não podia deixar de ser, e claro também que isto foi no princípio e depois as coisas foram evoluindo e tornaram-se mais complexas ("mods", "psicadelismo", rock sinfónico, influências do "vaudeville", da música indiana, etc, etc), mas o que me interessa aqui são mesmo esses dois grandes ramos genéticos.

O que pretendo agora numa série de "posts" é pôr em evidência as diferenças entre os dois "estilos" iniciais, (digamos assim), mais "duro", mais gritado e menos melódico o ""rhythm & blues", com frequente recurso ao orgão, e o mais tendencialmente melódico e talvez com maiores ligações à música ligeira tradicional "merseysound". Claro que poderia começar por Beatles e Rolling Stones, no seu início os dois grupos mais emblemáticos destes géneros, mas preferi pôr em confronto a música dos Liverpudlians Searchers e dos Geordies (de Newcastle) Animals. No primeiro caso, a versão de um original de Sony Bono e Jack Nitzsche, "Needles And Pins", interpretado originalmente por Jackie DeShannon; no outro, "I'm Crying", um original de Alan Price e Eric Burdon, os dois principais membros dos Animals. Agora oiçam e vejam lá bem as diferenças!... 

5 comentários:

Queirosiano disse...

É uma abordagem perfeitamente legítima. Dito isto, há pelo menos duas interrogações que podem fazer duvidar da esquematização das influências:

1) Como explicar que o skiffle (de forte implantação e influência no Norte - não apenas Liverpool -, mas não só) tenha tido origem em Lonnie Donegan, no seio da orquestra de Chris Barber (em Londres), e todo o movimento r'n'b tenha também tido origem, praticamente em simultâneo, também na orquestra de Chris Barber, com Ottilie Patterson, Alexis Korner e todos os que se lhes seguiram ?

2) Que lugar dar ao facto, historicamente comprovado, de a condição de grande porto transtlântico de Liverpool ter feito dele a porta de entrada privilegiada da música americana que, no eixo do canal Liverpool-Leeds, suscitou vocações para o rhythm and blues em Newcastle, Birmingham, Manchester...?

Vic disse...

Os Searchers eram uma maravilha, a música deles era simples mas nada falhava ali, desde a viola solo límpida como água pura, às harmonias vocais. Dentro do estilo, um dos meus grupos preferidos da 1º metade da década.
Os Anmals, tinham aquela voz monstruosa do Burdon, o branco mais negro d Inglaterra, como era chamado na altura, e tiveram uma carreira que podia ter sido muito mais produtiva não fossem as drogas (digamos que a fobia de voar de Alan Price e consequente saída precoce do grupo, também não ajudou). Mas têm músicas memoráveis, além da responsabilidade de Chas Chandler na "descoberta" de Jimi Hendrix.
Grandes escolhas, JC.

Abraço

JC disse...

Pois, Queirosiano, os Animals de Newcastle, Manfred Mann de Manchester e os Moodyblues originais, os do "Magnificent Moodies", de Birmingham. Mas eu comecei por dizer que estava a simplificar um pouco, para facilitar a compreensão do "post" aos não-iniciados. Mas uma coisa é clara: nenhum dos nomes emblemáticos do "R n' B" tem origem em Liverpool e nenhum - que me lembre - andou pelos bares de St. Pauli, Hamburgo. Quanto ao "skiffle", como sabe foi uma movimento que abarcou toda a Inglaterra, mas tb não me lembro de quem tenha saltado dele para o "R n' B" (mas aqui posso estar enganado, pois estou a falar s/ "rede"). E claro, é verdade verdadinha que foi via Liverpool que entraram os Chuck Berry e tantos outros do outro lado do Atlântico. Mas acho no essencial a distinção que faço no "post", embora simplificada, faz sentido.

JC disse...

Vic: ainda hoje estou para perceber pq não vi os Searchers quando actuaram no Monumental, até pq vi os Animals, já sem Price, sentado na 1ª fila da plateia. Alguma coisa se terá passado: doença, exames, namorada ou coisa de igual gravidade. Mas deixe-me dizer-lhe que, embora gostando dos Searchers, prefiro os originais de "Needles & Pins" e "When You Walk In The Room" pela Jackie DeShannon. Mas digamos, que "ceci n'empêche pas cela", ou seja, gosto dos Searchers.

ié-ié disse...

A edição de Fevereiro da "Record Collector", pela pena de Spencer Leigh (que não cai no meu goto), põe em causa a tese de que a música dos Estados Unidos entrou em Liverpool pela Cunard Yanks.

LPA