terça-feira, fevereiro 21, 2012

Ressaca


  1. O que me preocupa não é o facto de Jorge Jesus ter deixado ontem Witsel no "banco"; mesmo que tenha sido um erro, não foi por aí que o SLB perdeu o jogo. O que me preocupa é o que tal facto parece revelar de cedências à "rua" benfiquista e à comunicação social, pois para colocar Witsel a jogar teria de abdicar de Aimar ou Rodrigo, os dois actuais "filhos pródigos" dos adeptos e protégés da crítica. A gestão de uma equipa de futebol é pouco compatível com tais cedências...
  2. Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus terão que compreender alguma falta de confiança dos adeptos face ao que aconteceu na época passada, quando a equipa "desabou" na sua fase decisiva perdendo na Luz o acesso, quase garantido, à final da Taça, deixando o FCP festejar o título nas nossas "barbas" e falhando o acesso à final da Liga Europa perante o SCB. São esses "déficits" de fiabilidade e de personalidade, e a convicção de que o FCP não falha nos momentos decisivos, que assaltam a memória dos adeptos depois da derrota de ontem. Esperemos que sem razão.

2 comentários:

Queirosiano disse...

À falta de explicação mais inteligente ou sugestiva, parafraseio um amigo meu: "são fracos da cabeça". Trocando por miúdos: vão, colectivamente, na onda dos elogios, que muitas vezes se fazem apenas para vender papel, e à mais pequena contrariedade ou abanão, a coisa desmorona-se. Se isso acontece num momento decisivo da época, como o presente, é de temer o pior. Que os exemplos do passado confirmam.

Já sem parafrasear o meu amigo, irrita-me solenemente a mania dos "treinadores portugueses de topo" (seja lá o que isso significa), de inventar nos jogos cruciais. Mourinho incluído.
Esta originalidade, muito prezada no nosso mundo dos intelectuais da bola, é uma esperteza saloia do género "por esta é que tu não esperavas. Como é que se safas agora?" Geralmente o adversário safa-se bem, obrigado, porque o treinador "espertalhão" desequilibrou a própria equipa e deu trunfos com que ninguém no seu perfeito juízo poderia contar. O pior é que das poucas vezes em que a coisa corre menos mal, vem a matilha jornalística louvar-lhe a genialidade, o que é um incentivo de tomo para mais disparates.

JC disse...

Pois, estou de acordo consigo, embora continue a pensar que ontem não foi esse o problema que ditou a derrota. Como disse, a equipa pareceu cansada, física e mentalmente, e por isso revelou mtº pouca espontaneidade, falhou mtºs passes e jogou lenta, previsivel. Espero tenha sido apenas a resaca de S. Petersburgo.
Cumprimentos