terça-feira, setembro 04, 2012

O SLB e os seus equilíbrios

Com um jogador com as características de Javi Garcia como "pivot" defensivo o SLB via-se obrigado a "sair a jogar", maioritariamente, pelos flancos, precisando para isso de laterais com características ofensivas, que "rompessem" e combinassem bem com os respectivos alas. Sempre que necessário, Javi compensava nas alas esse adiantamento dos laterais. Com Matic, que é melhor com a "bola nos pés" e sai melhor a jogar, mas também por isso mesmo tende a desposicionar-se com mais facilidade e maior frequência, essa situação altera-se um pouco e Jorge Jesus terá que fazer algumas correcções nos princípios de jogo e equilíbrio geral da equipa. Algum maior cuidado com a disciplina defensiva terá que ser imposto aos laterais e os centrais, que não são um modelo de rapidez, também poderão sentir a falta da "muleta" Javi Garcia à sua frente. A equipa também ganha assim alguns princípios ("sair a jogar" pelo "miolo") que não eram muito habituais no modo como jogava. Enfim, isto do futebol, não sendo ciência oculta, tem contudo que se lhe diga. Está agora chegado o momento de Jorge Jesus provar do que é capaz... 

Mas digamos que sem Witsel, que "filtrava" o jogo a meio-campo, defensiva e ofensivamente, o problema é bem mais grave e não vejo, nem grande nem pequena, solução para o problema. Jesus poderia adiantar Matic para "8", o seu lugar de origem, e encontrar uma solução para "6" posicional, onde seria mais fácil "desenrascar" uma alternativa dentro do plantel (Miguel Vítor?), mas seriam demasiadas alterações e tal iria "obrigar" a equipa a jogar em 4x2x3x1 (Matic não é Witsel), apenas com um "ponta de lança" e um "10" a pautar o jogo. Olhando para o futuro, pede-se principalmente não se precipitem no mercado de Janeiro. Depois de tanta asneira, mais uma seria intolerável.

3 comentários:

HJTP disse...

Concordo, em pleno, com a análise feita.

Queirosiano disse...

Com dinheiro fresco na mão, e com a lucidez de que já deram provas, admirar-me-ia que não saísse disparate.
Vai ser interessante nos próximos meses ver as capas de jornais com jogadores que já estão "certos" no Benfica.

JC disse...

Quanto ás capas dos chamados "jornais", caro Queirosiano, é melhor não nos preocuparmos. Já quanto ao resto... "I cross my fingers".