sábado, setembro 01, 2012

"A Bola": um mito urbano?

Perante uma notícia como esta, digna de um primeiro de Abril, e mantendo-se o jornal, maioritariamente, na posse dos seus proprietários de sempre, pergunto-me se "A Bola", hoje em dia um tablóide cuja falta de qualidade o bom senso e e o bom gosto me impedem de qualificar, alguma vez terá sido um jornal de irrepreensível qualidade, credível, escrito por uma plêiade de jornalistas que constituía o escol da profissão, ou se tal não será mais um daqueles mitos urbanos em que Portugal é fértil.

10 comentários:

Vic disse...

Esse foi um chuto mal dado, meu caro. Apesar de A Bola ter sido sempre um jornal ao serviço de um clube (e não está em causa o valor de alguns dos seus antigos profissionais), o que é certo é que essa notícia já foi confirmada por mais que um orgão de comunicação socia, SIC e RTP incluídas.

Abraço

JC disse...

Repetiram-se uns aos outros, sem confirmação e como é infelizmente habitual. Por exemplo, ontem, a notícia s/ o empréstimo de Nolito ao Atlético teve origem na Radio Marca (eu ouvi). Todos trataram depois de a repetir "ipsis verbis" sem cuidarem de qualquer confirmação ou análise mais cuidada.
É assim, infelizmente, e o futebol está mtº longe de ter o exclusivo.

Vic disse...

Pelo que li, o negócio de Nolito só não se concretizou porque o Sílvio não veio.

JC disse...

É provável. Mas depois dessa notícia da Rádio Marca, dada ao princípio da tarde e que todos acefalamente se limitaram a repetir, ninguém tratou de acompanhar o assunto e não houve mais notícias antes da 1/2 noite, fecho do mercado. E isto nada tem que ver c/ o SLB, qualquer outro clube e nem sequer é exclusivo do futebol (antes fosse). Tem a ver c/ a geral degradação do trabalho jornalístico neste país.

JC disse...

Já agora: a tal notícia de "A Bola" é das 15.58h. Um acontecimento desse tipo, c/ essa importância para o futebol português e para o seu clube mais representativo, mereceria acompanhamento posterior permanente. Nada mais houve...

Queirosiano disse...

Tem todo o ar de exercício de "damage limitation" por causa da venda do Javi Garcia. Ainda mais com eleições à porta.

Mas mito urbano...sem dúvida!

Queirosiano disse...

Aliás, este Anzhi também cheira fortemente a mito urbano. Já serviu ao Porto para disfarçar o facto de ninguém ter pegado no Hulk, apesar de ter passado o Verão a oferecer-se a toda a gente.

Quanto à Bola, e explicando melhor, tirando o facto de ter tido 2/3 jornalistas um pouco mais lúcidos (daqueles que não se ficam pelo adjectivo e tentam pensar um pouco) e de estar conotada com uma certa contestação ao antigo regime, teve sempre uma aflitiva falta de substância e embarcou sistematicamente nas ondas que convinham.

Por exemplo: quem criou o mito Pedroto ? Quem criou o mito Artur Jorge, chegando a promover a sua formação na RDA? Quem foi instalar a correr uma delegação permanente no Porto tentando colar-se àquilo que pressentia vir aí?

É isto jornalismo? Para alguns, provavelmente.

Vic disse...

Ah! essa teve piada, sim senhor. Ser o clube mais representativo do país, quando só ganhou 2 campeonatos nos últimos 20 anos. Está em completa sintonia com o país em que vivemos, que ainda vive da glória dos tempos dos descobrimentos.

JC disse...

Oh, Vic, porra!, não estou aqui a discutir "bola" mas jornalismo! E o SLB até podia não ter ganho nada nos últimos 20 anos e, pela sua História, o seu nº de sócios e adeptos, os títulos conquistados, etc, etc, ser o clube mais representativo. Por exemplo, o FCP, apesar dos títulos e tb da sua História, ainda é, essencialmente, um clube de expressão regional, ao contrário, p. ex., do seu SCP que tem um âmbito mais nacional. Mas será que vocês acordam e adormecem todos os dias a pensar em nós?
Abraço

JC disse...

Estou basicamente de acordo consigo, caro Queirosiano, principalmente quando fala dos mitos Pedroto (talvez a maior fraude de sempre do futebol português)e Artur Jorge),embora discorde um pouco do facto de "A Bola" estar conotada com a oposição à ditadura. Só por causa de Cândido de Oliveira? De alguns dos seus jornalistas se terem revelado, no pós-25 de Abril, como próximos do PCP? É que, no essencial, sempre achei o jornal muito conotado, em termos de ideias e opções,com o "statu quo", com o "main stream", defendendo a ideologia de um "Portugal dos pequeninos" contra "os grandes da Europa", do "futebol malandro" que jogava para não perder, do Joaquim Agostinho "saloio esperto",de um nacionalismo bacoco, etc, etc. Tudo isso mtº salazarento e ideias tremendamente reaccionárias que mtº contribuíram para o atraso do desporto português e do país.
Abraço